Processador é 10% mais rápido que o antecessor e deve chegar ao mercado no terceiro trimestre deste ano.

Mais uma novidade para quem sempre está em busca de velocidade e potência para seus aparelhos. A Qualcomm apresentou recentemente seus novos modelos de chips com previsão de começarem a circular no mercado no terceiro trimestre deste ano. Em termos comparativos, a novidade anunciada promete ser mais rápida do que os chips que atualmente são encontrados em smartphones topo de linha, a exemplo do G5 da LG e do Galaxy S7 da Samsung.

A empresa fez o anúncio oficial do Snapdragon 821 no dia 11 de julho. O sucesso do Snapdragon 820 traz atualizações significativas se comparado com este último. Além de poder ser utilizado em modelos de smartphones, o novo chip da Qualcomm também poderá integrar drones, tablets, headsets de realidade virtual e até robôs.

De acordo com as informações divulgadas pela própria fabricante, o Snapdragon 821 tem cerca de 10% de velocidade a mais do que seu antecessor. Além disso, em termos de energia também se mostra mais eficiente, o que basicamente quer dizer que as baterias dos dispositivos dos usuários terão uma duração maior.

Ainda segundo as informações da Qualcomm, o novo chip possibilita também uma melhora significativa nos gráficos. Como exemplo para esse aspecto a empresa destaca o fato de que smartphones que estejam equipados com o Snapdragon 821 terão uma melhor capacidade para trabalharem com a plataforma de realidade virtual DayDream, do Google.

E a novidade não fica só por aí. A fabricante ao que parece investiu pesado para fazer do novo chip algo que realmente faça a diferença nos mais variados aparelhos. Como exemplo podemos citar a capacidade de processamento de vídeos 4K em smartphones. De quebra o chip ainda conta com um modem integrado que entrega aos usuários a possibilidade de fazer downloads com velocidades que chegam a superar os 600Mbps (bits por segundo). Lembrando que essa é a taxa de velocidade entregada pelo atual 820. Se presente em uma CPU, por exemplo, ela estará perfeitamente apta para trabalhar com uma velocidade superior a 2.4 GHz. E só chamando a atenção para a questão de que o chip foi desenvolvido tendo como base a arquitetura Krvo.

Até o presente momento a fabricante não forneceu muitos detalhes além dos apontados aqui. Mas limitou-se a dizer que informará mais a respeito da novidade em breve.

Ainda mesmo sem informações oficiais alguns sites do setor acreditam que o Snapdragon 821 também terá suporte para memória LPDDR4 e até para o Windows 10 móvel, que atualmente funciona com o 820.

Por Denisson Soares


Muita expectativa foi criada em torno da performance do Snapdragon S4 Pro, o novo processador da Qualcomm, que mostrou que veio para superar seus rivais. Os testes realizados com o processador mostraram ótimos resultados de capacidade gráfica e alto desempenho, melhor até do que o processador do Galaxy S III.

A AnandTech e PCMag realizaram alguns testes e o S4 Pro, embora possua um clock de 1,5 GHz igual ao utilizado no hardware dos concorrentes, demonstrou resultados plenamente satisfatórios.  Em questão de processamento gráfico, o novo S4 conseguiu demonstrar um desempenho muito superior ao do Nvidia Tegra 3.

A Samsung já confirmou que seu novo tablet com Windows 8 contará com o novo processador da Qualcomm. O tablet tem lançamento previsto para acontecer assim que a versão final do sistema operacional for liberada.

O S4 Pro não conta com modem embutido e por este motivo dificilmente será utilizado em algum smartphone. Ciente desta situação, a Qualcomm já está se preparando para produzir uma nova versão que seja capaz de satisfazer as necessidades das fabricantes de smartphones.

A Qualcomm com certeza acertou no novo processador e é nítido que ele causará grande alvoroço no mercado.

Por Guilherme Marcon





CONTINUE NAVEGANDO: