A Dell decidiu criar um novo mercado para os ultrabooks, que tem como diferencial design ultrafino e hardware poderoso. Sendo assim, a companhia divulgou uma nova versão do XPS 13, que, diferente do modelo tradicional, trabalha com sistema operacional Ubuntu. O modelo que vem com o Linux como plataforma é igual à outra versão do XPS 13 que roda o Windows Seven.

Caso o novo ultrabook com sistema Ubuntu seja disponibilizado para os usuários comuns, isso representará uma economia bastante interessante para o público, tendo em vista que, diferente do outro modelo, a nova versão dispensa a compra de licença de software na hora de adquiri-lo.

Porém, a expectativa da Dell é que novo ultrabook seja mais voltado para os desenvolvedores do que para os consumidores domésticos, pois de acordo com a empresa, um sistema operacional livre e o perfil de hardware do computador é um apelo para conquistar os programadores e profissionais de informática. A ideia é fornecer um tipo de sistema que atenda às necessidades de quem cria softwares para sistemas operacionais como o Android, ou ainda para aqueles que escrevem em códigos para Ruby e Java Script.

Devido a esse foco mais profissional, o novo XPS 13 virá acompanhado de uma suíte de ferramentas e recursos para o desenvolvimento de softwares e, até o momento, a Dell não anunciou nenhuma informação oficial de como o novo XPS 13 será comercializado.

Por Guilherme Marcon


Os ultrabooks mal surgiram e já conquistaram definitivamente o seu espaço no mercado. Roubando a cena dos tablets convencionais, o novo eletrônico já pode ser considerado o computador do futuro.

Os ultrabooks são exclusivos e funcionais em vários aspectos, pois possuem a portabilidade e leveza dos netbooks, com a capacidade dos notebooks. Como se não bastasse, seu design superfino encanta.

Na última edição da CES (Consumer Electronics Show), realizada em Los Angeles entre 10 e 13 de janeiro de 2012, a Dell lançou o seu primeiro ultrabook, o XPS 13.

O aparelho é bastante portátil, possui alto desempenho e um grande poder de processamento. Além disso, o XPS 13 possui ainda um acabamento impecável em liga de alumínio e fibra de carbono.

A parte mais larga do ultrabook em questão mede menos de 2 centímetros e o teclado é retroiluminado.

O modelo conta ainda com uma tela WLED de 13 polegadas (com resolução de 1366×678 pixels), bateria com capacidade de duração de até nove horas, processador Intel Core i7, HD de 256 GB, placa de vídeo Intel HD 3000 e 4 GB de memória RAM.

Ainda no primeiro trimestre de 2012 os ultrabooks da Dell devem chegar às lojas norte-americanas.

O preço sugerido para o aparelho é de aproximadamente mil dólares.

Por Larissa Mendes





CONTINUE NAVEGANDO: