Confira aqui o que fazer com seu notebook ou computador caso derrame algum líquido em cima dele.

Não é novidade nenhuma o fato de que líquidos e aparelhos eletrônicos são inimigos. Quando por algum motivo se juntam o líquido começa seu trabalho de destruição de grande parte dos circuitos eletrônicos. Além disso, pode ocasionar possíveis descargas elétricas caso você não tenha cuidado.

Antes de mais nada, a melhor coisa a se fazer é deixar o computador de lado enquanto ele estiver molhado.

Mas vamos ao que interessa: Logo depois que (presumindo que seja acidente e não vingança) o líquido for derramado, a primeira coisa a se fazer é ter certeza de que tanto suas mãos quanto o botão Power do aparelho estejam bem secos. De qualquer forma, use uma toalha para prevenir.

Depois desligue o computador… Isso não envolve desligar o Windows da maneira tradicional. Apenas mantenha pressionado o botão Power. Dentro de cinco segundos no máximo sua máquina será desligada.

O próximo passo é remover do equipamento qualquer tipo de fonte de eletricidade. Desconectar o adaptador de energia e até mesmo remover a bateria se for o caso.

Com isso você está livre de acabar levando uma descarga elétrica. Na sequência desconecte os periféricos do computador: mouse, teclado, pendrive ou o que mais que estivesse usando.

Depois disso, abra sua máquina e faça a remoção de qualquer coisa que possa ser removida de forma fácil. Como exemplo, o HD, a RAM e SSD.

Caso o líquido que tenha sido derramado no PC seja algo um pouco difícil de sair como coisas grudentas tipo bebidas alcoólicas e refrigerantes, não tem outro jeito a não ser mandar a máquina para um profissional que conta com equipamentos específicos para a limpeza nesses casos.

Mas se for apenas água é bem provável que você consiga lidar com a situação por conta própria. Mas fica um aviso: Se você não tem a mínima idéia de como é dentro de sua máquina é bom nem inventar. Pode acabar danificando ainda mais ela.

Mas vamos lá tratar da água. Comece secando toda a parte externa com uma toalha. Certifique-se de estar secando bem. Depois sobre uma mesa limpa estenda uma toalha seca. Abra seu aparelho o máximo possível (essa parte é mais fácil com um notebook) de forma que a tela e também o teclado fiquem virados para baixo. Deixe o seu notebook por lá até que a água possa pingar e secar.

Depois é bem simples: Basta reconectar tudo no computador e ver se ele “volta a vida”. Caso contrário a assistência técnica é o único destino possível.

Por Denisson Soares


Confira aqui uma lista de programas que ajuda a melhorar o desempenho de seu computador.

Existem alguns programas para o sistema operacional Windows que vão ajudar ao seu PC para que não travem e ganhem velocidade. Confira abaixo uma lista de bons aplicativos:

Airy Memory Cleaner

Com esse app você consegue uma otimização da sua memória RAM. Com ele, é possível realocar endereços da memória que estejam vazios e isso vai evitar que aconteça um consumo exagerado da memória RAM. O programa pode ter a ativação automática da otimização da memória quando a mesma chega em 90%, ou então, clicando em “Optimize Memory Now”.

Auslogics Disk Defrag

Com esse programa você conseguirá desfragmentar os discos do Windows. Ele se apresenta como uma alternativa melhor em relação ao desfragmentador do sistema operacional.

AVG Web TuneUp

Ele se encontra disponível para navegadores como o Chrome, Firefox e Internet Explorer. O programa apresenta uma opção para o usuário não ter problemas com rastreadores ocultos e outras ameaças. Ele é gratuito e adiciona o seu plugin de maneira automática para o navegador padrão.

CCleaner

Esse programa é um dos mais conhecidos para usuários com sistema operacional Windows. Porém, ele também apresenta versões para Android e Mac OS. O aplicativo vai fazer a limpeza dos arquivos que são desnecessários e estão armazenados no seu computador. O seu intuito é a liberação do espaço no disco rígido. Desta maneira, você poderá fazer o armazenamento em maior número de suas músicas, vídeos, fotos, entre outros. O programa é gratuito, mas há opção de uma versão paga.

Wise PC 1stAid

Esse programa é totalmente gratuito e é voltado para os computadores com sistema operacional Windows. A promessa dele é a correção de maneira automática frente a problemas do computador por meio de um processo inteligente. Ele vai apresentar para o usuário uma lista com várias soluções para diversos problemas. É como se fosse um “primeiro socorro” para computadores, como o seu próprio nome diz.

Com isso, o usuário pode buscar em diversos sites (seguros) que tenham esses programas e fazer o download daquele que mais lhe oferece benefícios. O seu computador também pode precisar de um upgrade na máquina para ter um melhor desempenho. Algumas peças podem estar ultrapassadas e necessitam de troca. Para isso, leia nossa matéria sobre Upgrade no seu Computador.


Ter um computador ou laptop é mais que um artigo de luxo, é uma necessidade. Com o avanço da tecnologia informática, faz-se necessário utilizar o aparelho em diversos âmbitos, seja pra lazer, trabalho ou estudo – ele está sempre lá, com suas utilizações e funcionalidades. O seu cuidado com o seu companheiro é essencial, para a boa durabilidade e funcionamento. Portanto, separamos aqui algumas dicas elementares para o cuidado do seu notebook:

 – Não comer junto a computadores/notebooks. A primeira coisa que você jamais deve esquecer é essa dica. Muita gente já estragou o notebook derramando líquidos e/ou comidas no notebook, teclado e mouse. Lugar de comer é na mesa, já diz um velho ditado.

Limpe o seu aparelho com um pano seco. Não há necessidade de usar pano úmido, nem produtos de limpeza. Retirar o acúmulo de pó já é o suficiente. Limpe tudo: teclado, mouse, componentes, tela etc. Evite tocar na tela com as mãos, pois corre o risco de manchar ou danificar a tela.

Faça manutenção preventiva. Isto é importante, para evitar travamentos. Não é necessário fazer isso mais do que 1 vez por ano. Se não souber fazer a manutenção, peça a um técnico em informática. Nunca mexa no computador, a não ser que entenda o que está fazendo. Durante a garantia do produto, é melhor levar à assistência técnica autorizada (no caso da dúvida, levar sempre ao técnico).

Cuide da bateria do notebook. É preciso utilizar a bateria corretamente. Nunca use o produto sempre na tomada. Isso é desnecessário. Pelo menos mensalmente, use a bateria até o fim, e recarregue normalmente (ajuda a calibrar o sensor de carga da bateria).

Transporte cuidadosamente o aparelho. Nada de usar no sofá, no colo, na cama etc. – o aparelho precisa “respirar”. Do contrário, ele vai trazer transtornos à sua máquina – superaquecimento e/ou quebra dos componentes, queima do processador, entre outros. Carregue o produto apenas em bolsas adequadas, pois evitará danificar alguma parte do notebook.

Com essas dicas, esperamos que se lembre do quão é importante o seu aparelho. Com a propagação da ideia de preservação do meio ambiente, não é bom destruirmos o nosso bem eletrônico, deixando à mercê das “traças e baratas”. Cuide bem do seu produto, ele é valioso, e a natureza agradece.

Por Cristiane Gusmão

Foto: Divulgação





CONTINUE NAVEGANDO: