O Proteste, instituição gerida pela Associação de Consumidores, realizou recentemente em seus laboratórios testes para avaliar a qualidade dos programas antivírus atualmente disponíveis no mercado. Ao todo, foram testados 13 pacotes antivírus, 10 deles pagos, e 3 gratuitos.

Entre os critérios utilizados na avaliação – que consistia na simulação de ataques de vírus e detecção de malwares nos computadores dos laboratórios da Proteste – estavam a varredura de malwares nos pcs, proteção ao vivo (pegar o vírus “em flagrante”), uso de firewall, e outros.

No final, entre os pacotes antivírus pagos estavam o G Data, seguido do Kaspersky. Ambos se mostraram eficiente ao detectar novas ameaças. Entre os gratuitos, o Avast ficou na frente, superando o Avira, que foi o melhor de 2012. Na tabela geral, que pode ser conferida neste link, o pacote gratuito está em quarto, comprovando sua eficácia diante de programas pagos como o Norton e McAfee.

Vale lembrar que os resultados do Proteste são válidos para este ano. Ao longo do ano, os resultados podem sofrer enorme diferença, já que o período de atualização anual dos programas antivírus variam de empresa para empresa.

Para os interessados nos programas vencedores, segue adiante os links para o download (da versão gratuita) do G Data e do Avast! Free, e mantenha seu computador seguro.

Por Willian Gonçalves


Depois da grande onda do vírus Flashback nos computadores Mac, muitas análises e pesquisas foram desenvolvidas em torno da questão de malwares para este dispositivo da Apple. Com isso, a Macworld resolveu descobrir o número de usuários Mac que possuem algum software antivírus instalado no seu aparelho.

O resultado não foi nada positivo, pois mais da metade dos donos de computadores Mac não utilizam antivírus na sua máquina, mesmo após a grande ameaça do Flashback.

A pesquisa apontou que, dos 1106 entrevistados, apenas 470 disseram que possuem algum antivírus instalado. Destes, somente 2,4% afirmaram que o programa detectou o trojan Flashback, enquanto que menos de 4% dos entrevistados foram atrás de alguma proteção para seu computador depois de saberem da existência do recente malware, que infectou mais de 600 mil computadores.

Entre os 636 entrevistados que afirmaram não possuir software antivírus instalado, 21,7% disse que sequer pretende ir atrás de algum programa e 13,9% afirma que é inteligente o suficiente para não instalar nenhum vírus na sua máquina.

Várias empresas, como a Kaspersky, já disponibilizaram ferramentas para a identificação e remoção do Flashback dos computadores, então basta procurar alguma e fazer o seu download gratuito, para limpar a sua máquina e mantê-la mais segura.

Por Guilherme Marcon


Desde que o primeiro vírus foi detectado nos computadores, há a necessidade constante da atualização do antivírus periodicamente. Desta forma, você usuário da internet deve estar sempre ligado nas notícias recentes sobre os “malwares”.

Uma nova notícia que se destaca hoje, é que a Microsoft fará a atualização do conhecido antivírus Microsoft Security Essentials ainda neste mês (novembro).

Desde outubro de 2010 os usuários do anti-malware aguardam a atualização do mesmo, que será também para os usuários do FCS (Forefront Client Security).

Assim como ocorreu na última atualização do MSE, o antivírus não vai trazer novos recursos ou capacidades, apenas a proteção contra novas ameaças.

De acordo com a Microsoft, a atualização no MSE vai apresentar os seguintes recursos:

  • Novos recursos para detecção e remoção de vírus.
  • O Beta removerá automaticamente certos tipos de infecções.
  • A nova versão trará diversos desempenhos para não impactar negativamente a capacidade do computador.
  • A interface da versão de testes será mais simples e fácil de usar.

O Microsoft Security Essentials é um antivírus gratuito criado para usuários domésticos e pequenas empresas com até 10 computadores. É bom lembrar que nenhum antivírus é totalmente seguro, por isso há a necessidade de atualizações constantes, com também fazer sempre um backup de seus trabalhos para não correr o risco de perdê-los numa manobra de algum vírus não detectado a tempo.

Por Dorcas Rosicler


Ficou mais fácil proteger o computador. O Trend Micro Internet Security possui arquivo 20% menores e verificações 20% mais rápidas.

O antivírus encontrar elimina o vírus, spyware e outro tipo de ataque ou malefícios para o computador, e-mails programas de mensagens instatâneas e downloads.

 Há a permissão da restrição ao acessar sites que não são apropriados definidos conforme horários de acesso a web.  

No site da empresa, está disponível o anti-vírus para teste por 30 dias. Basta acessar aqui para comprovar

Faça o teste e decida-se. O valor é promocional com 50% de desconto para ativação da licença válida por um ano!

Por Teresa Almeida





CONTINUE NAVEGANDO: