Os futuros computadores da Apple deverão contar com um novo tipo de conexão sem fio. Batizado de 802.11ac ou “5G WiFi”, a conexão é a 5ª geração de padrões Wi-Fi e permite uma velocidade de transferência de dados bem maior do que a atual.

Quem descobriu os planos da Maçã foi uma equipe de desenvolvedores que já está trabalhando com uma versão Beta do Mac OS X Mountain Lion. De acordo com a equipe, uma referência explicita ao padrão 802.11ac Wi-Fi foi encontrada na nova versão do sistema operacional.

No ano passado alguns rumores indicavam uma parceria firmada entre a Apple e a Broadcom, uma empresa de eletrônicos e semicondutores norte-americana, para incluir uma conexão nova nos futuros Macs, e essa notícia vem apenas para confirmar os boatos.

O padrão novo se mostrou bem mais robusto e rápido que seu antecessor, 802.11n. Segundo a Broadcom, o 5G WiFi permitirá um alcance bem maior, com uma velocidade de transmissão que pode chegar a 1.3Gbps e ainda oferecer um consumo de energia menor.

Ainda que seja bastante inovador, os computadores da Apple não são os primeiros a contar com esta tecnologia. Em junho do ano passado, a Asus lançou um laptop e um roteador com o 5G Wi-Fi.

Por Felipe Santos Bonfim





CONTINUE NAVEGANDO: