Como deixar o Windows mais rápido em notebooks?


Com o tempo, é importante entender que alguns aparelhos tendem a demonstrar algumas quedas em relação ao desempenho e a forma como se comportavam em algumas ações diárias.

Estas situações são muito comuns de se acontecer com notebooks, celulares e outros equipamentos tecnológicos que são usados diariamente. Mas apesar de demonstrarem algumas quedas quanto a sua usabilidade, existem também formas de amenizar estas questões e trazer um bom desempenho novamente para o seu notebook.


É normal que com o tempo o notebook se torne mais lento e por consequência conte com algumas travamentos e outras situações chatas que podem incomodar no dia a dia. Entretanto, existem algumas formas simples para resolver ou ao menos dar um pouco mais de vida útil para o aparelho para que ele dure mais tempo. Portanto, separamos algumas dicas muito úteis que podem facilitar a sua vida e transformar o seu notebook usado totalmente, podendo ser usado por muito mais tempo e também para que este possa desempenhar atividades de forma mais ágil e eficiente. Confira!


Limpe a inicialização do sistema

Um passo muito importante que a princípio pode não parecer nada muito válido e transformador mas que na realidade pode fazer com que seu notebook se mostre muito mais rápido. Alguns componentes do sistema do Windows acabam iniciando no momento em que o notebook é ligado, e acabam ocupando assim parte da memória RAM que poderia ser investida em outros processos. Para limpar estes componentes que abrem sozinhos use o atalho CTRL+SHIFT+ESC e abra o Gerenciador de Tarefas. Clique em seguida em Inicializar e depois com o botão direito clique nos componentes e desabilite os desejados.


Desfragmente o disco

Se o seu notebook conta ainda com o armazenamento feito em HD uma boa alternativa para dar mais velocidade para ele é desfragmentar o disco. Assim, o Windows irá reorganizar todos os dados contidos nele de uma forma melhor e também terá uma diminuição no tempo de leitura do HD. Para isso vá até a área Desfragmentar e Otimizar do sistema.


Mantenha um visual simplificado

Muitas pessoas gostam de personalizar o Windows, mas se seu notebook já está velho e funcionando de forma lenta, o ideal é que abra mão deste aspecto para garantir mais velocidade. Uma dica neste caso é deixar o visual o mais simples possível, para que isso seja feito acesse Ajustar aparência e o desempenho do Windows e modifique para versão mais básica.

Elimine arquivos temporários

Os arquivos temporários ocupam um espaço muito grande no sistema que acaba deixando ele muito mais lerdo do que o desejado. Por isso, não se esqueça de eliminar estes arquivos de forma recorrente para que eles não fiquem ocupando um espaço que poderia estar sendo usado de uma forma melhor. Para isso acesse Limpeza de disco na busca do Windows e realize o processo após ativar o Senso de armazenamento.

Retire a indexação de busca do Windows

Outa forma de garantir um desempenho melhor do seu notebook antigo e cansado é utilizando desta função, ou melhor, desativando ela. Portanto, para acessar esta área clique na tecla Windows + R para abrir o Executar e em seguida na tela que se abrir digite service.msc, na tela seguinte localize Windows Search na busca e clique com botão direito na opção parar.

Atualize o sistema, aplicativos e drivers

Este passo é importantíssimo pois aplicativos, itens do sistema e drivers podem deixar o seu notebook muito mais lento do que o normal pois este não estará desempenhando suas funções ao máximo. Fique atento a tudo que precisa ser atualizado e não adie este processo.

Avalie se há vírus ou malware

Não deixe de avaliar se o computador se encontra livre de vírus ou malware pois o desempenho baixo também pode ser um indicativo de que há algum problema neste sentido. Para garantir que o seu notebook não está sendo afetado por nenhum destes dois itens use o antivírus e mantenha ele sempre atualizado.



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.