Notebook Lenovo B330 vale a pena? Análise e Preço



Confira aqui os prós e contras do notebook.

Em 2018, a Lenovo apresentou o notebook B330, um modelo intermediário ideal para o Home Office. Ele conta com tela de 15.6 polegadas, processador Intel Core i5, sistema de armazenamento de 1TB e 8GB de RAM em dual-channel. O modelo está disponível no Brasil por R$4.420. Será que um modelo de 2018 atende todas as suas necessidades? É o que você vai conferir neste artigo.

Desempenho e design

Para começar, é preciso entender que o processador é um dos principais componentes do notebook. Ele é capaz de processar as informações, transformando-as em dados. A velocidade do processador é essencial para o seu sistema, é ela que gerencia a velocidade que o programa responderá aos seus comandos.



O modelo B330 traz como processador o Intel Core I5, que é um modelo de alto desempenho, ideal para quem precisa realizar várias tarefas simultaneamente. Por exemplo, o usuário pode navegar pelas redes sociais e ainda executar programas de escritório (como o Microsoft Office), tudo isso ao mesmo tempo.

Por se tratar de um modelo lançado em 2018, o B330 traz um processador de 8ª geração, o que pode ser um ponto negativo para os entusiastas, já que a Intel está na 11ª geração de processadores. O ponto positivo é que se levarmos em conta os resultados dos benchmark entre as duas gerações de processadores, não há grandes diferenças de performance. Isso acontece porque em ambas gerações, o Core I5 apresenta 4 núcleos físicos.



Equipado com 8 GB de memória RAM, ele permite que o usuário realize várias tarefas ao mesmo tempo, como abrir várias páginas em seu navegador, além de assistir a serviços de streaming sem se preocupar com travamentos, que muitas vezes acontecem pela baixa quantidade de RAM disponível. A quantidade de RAM também é suficiente para edições de imagens casuais, embora o seu processamento gráfico integrado não seja o melhor para realizar essas tarefas.

Leia também:  Lenovo ThinkVision LT2323Z - Novo monitor para o setor empresarial

A placa gráfica é integrada ao próprio processador Intel Core i5-8540u. A UHD Graphics 620 é capaz de rodar alguns jogos, como, League of Legends, Valorant e CS GO em resolução HD e qualidade baixa/média. Mas, não espere o mesmo desempenho em jogos Triplo-A.

O armazenamento interno de 1TB é suficiente para armazenar vários arquivos. No entanto, o HD (Hard Disk Drive, também conhecido como disco rígido) é uma tecnologia antiga e mecânica, o que pode interferir na velocidade de inicialização do sistema operacional e dos programas nele instalados.

Também podemos citar a qualidade de imagem da webcam, que não decepciona mesmo com a resolução HD. Os alto-falantes são de excelente qualidade e contam com a tecnologia Dolby Audio, que reproduz o som estéreo. Além disso, a conexão Wi-Fi, Bluetooth 4.1, HDMI e conexões USB-A e USB-C.

Por não possuir uma unidade de CD/DVD, o modelo possui preço de 2,2Kg. Além disso, suas dimensões 378 x 260 x 22,9 mm não ocupam muito espaço em mochilas. O seu corpo é construído em plástico, com um design liso na cor preta.

Tela

O Lenovo B330 apresenta uma resolução de 1366×768, o que é considerado acima do HD, mas pode decepcionar quem espera um ecrã FullHD. A nitidez da tela é boa e possui um sistema de anti reflexo eficiente, o que possibilita a visualização tanto em ambientes escuros, quanto iluminados. Além disso, é possível inclinar a tela até 180º.

Bateria

Segundo o site oficial da marca, o modelo possui bateria de duas células de 30w. Em uso moderado, é possível utilizar o notebook fora da tomada por 5 horas. No entanto, há modelos no mercado que apresentam melhor rendimento.

O Lenovo B330 é um excelente modelo custo-benefício. Infelizmente, ele não está mais disponível no site da Lenovo, mas ainda é possível encontrá-lo em diversos varejistas do mercado brasileiro. Os preços giram em torno de R$4.049.

Leia também:  Asus Transformer Pad TF701T - Lançamento do Novo Tablet

Wendel George Peripato

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *