Como Conservar o Notebook?



Confira aqui as principais dicas de como manter o seu notebook conservado e longe da manutenção.

Com a popularização do trabalho home office durante a quarentena, ter um notebook que funciona plenamente é essencial para continuar trabalhando mesmo estando dentro de casa. Assim como qualquer outro aparelho eletrônico, o notebook também está sujeito a estragar. Para que você não fique na mão na hora em que mais precisa, o ideal é seguir algumas dicas específicas para preservar o produto.

Com algumas dicas simples e sem custo, você consegue garantir o bom funcionamento da sua máquina. Desse modo, é possível economizar o dinheiro que seria gasto com eventuais consertos. Quer saber mais? Confira, neste post, as melhores dicas para manter a conservação do seu notebook!



Tome cuidado ao transportar e armazenar o aparelho

Ao transportar o notebook, o mais apropriado é utilizar bolsas específicas e que tenham um forro acolchoado. Afinal de contas, o aparelho é bastante frágil, logo tem que ser protegido de batidas ou até mesmo quedas. Para impedir a ocorrência de marcas e arranhões, não coloque outro objeto dentro da bolsa, já que os dois itens podem se chocar enquanto são transportados.

Além disso, jamais coloque outros aparelhos ou objetos em cima do equipamento, visto que isso acaba por causar danos à tela, o que pode gerar um conserto mais caro ou ainda exigir a compra de um novo aparelho. Nunca deixe o notebook exposto ao sol, uma vez que os raios solares danificam a estrutura externa da máquina.



Limpe o notebook periodicamente

A limpeza do notebook é outro ponto que requer cautela, pois qualquer procedimento inadequado pode comprometer o aparelho. Em primeiro lugar, desligue a máquina e retire todos os dispositivos e cabos que estejam conectados. Não é indicado abrir o equipamento, já que existe o risco de algum componente interno se soltar.

Leia também:  Asus ZenPad 3S 10 - Lançamento e Configurações do Novo Tablet

Também é recomendado não fazer uso de panos abrasivos ou buchas que possam riscar o objeto. Dê preferência para tecidos macios, como os que são feitos de microfibra e não soltem pêlos. Não use álcool 70º, água, álcool em gel ou detergente. Essas substâncias podem oxidar a superfície da entrada do HDMI e USB.

Para fazer uma limpeza segura, use álcool isopropílico, que normalmente é vendido em lojas de aparelhos eletrônicos. Basta aplicar um pouco da substância em um pano e fazer movimentos leves sobre o notebook. Não espirre líquidos na tela do equipamento, haja vista que eles podem se infiltrar nas bordas e danificar esta área.

Em relação às teclas, troque o pano por um pincel, que permite uma limpeza mais detalhada e aprofundada do pó que costuma se acumular entre uma tecla e outra.

Não force o teclado do notebook

Tenha em mente que o teclado do notebook é mais sensível do que o de um PC. Pensando nisso, evite pressionar excessivamente as teclas enquanto escreve, do contrário elas podem ficar desgastadas e parar de funcionar.

Desligue o equipamento quando não estiver usando

Terminou o seu trabalho e não está utilizando o aparelho? Então, desligue-o. Não deixe o notebook no modo stand-by. Isso porque, ao longo do tempo a bateria pode ficar viciada, tendo menor durabilidade. Em situações mais críticas, o aparelho poderá ser utilizado somente quando estiver plugado na tomada.

Não obstrua as saídas de ar

Analise a superfície em que o notebook ficará durante o seu uso. Coloque-o em uma base plana, pois deixá-lo em cima do sofá ou da cama, por exemplo, obstrui as saídas de ar, prejudicando o resfriamento do processador e, consequentemente, o seu desempenho.

Leia também:  Programas que Deixam o Computador Mais Rápido

Não coma perto do notebook

Tomar café, almoçar ou lanchar em frente ao notebook são hábitos comuns para quem trabalha ou estuda em casa. Todavia, você pode deixar o alimento ou líquido cair sobre o aparelho, que podem infiltrar nas teclas. Sendo assim, evite fazer refeições perto do equipamento.

Simone de Paula Leal

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *