Qual a configuração ideal de notebook para estudar em 2021 ?



As aulas remotas têm sido a saída para manter os estudos em tempos como esses que vivemos. Em função da pandemia de coronavírus, aparelhos tecnológicos como notebooks se tornaram itens ainda mais essenciais na rotina de estudos.

Pensando nisso, preparamos uma lista com os principais pontos a serem observados na hora de escolher um notebook especialmente para os estudos. Dedicaremos nossa atenção para questões como processador, memória, armazenamento, tela e a capacidade de editar vídeos e rodar games.



Processador e memória

Neste quesito, consideramos a performance associada à faixa de preço. Desta forma, notebooks que rodem com processadores Intel Celeron e Intel Atom encontram-se na faixa com os preços mais baixos. Esses equipamentos são um pouco mais básicos e, por isso, são indicados para usuários que pretendem utilizar seu notebook para navegar na internet, organizar arquivos, rodar programas leves usar aplicativos do Google tais como o Google Drive, e consumir arquivos de áudio e vídeo.

Caso você tenha necessidade de trabalhar com arquivos mais pesados, tais como planilhas, dados, muitos arquivos em imagem, pesquisas mais extensas, ou vários aplicativos conectados ao mesmo tempo, recomendamos que você invista um pouco mais e adquira um notebook equipado com processador Intel Core i3 ou Intel Core i5, ou ainda processador AMD Ryzen 3 ou Ryzen 5, que apresentam desempenho bastante similar.



Outra dica é tomar cuidado com a memória RAM, pois de nada adianta investir em um notebook com um bom processador e com pouca memória RAM. Ainda estão disponíveis no mercado notebooks com apenas 2 GB de memória RAM, equipamentos que atenderão apenas àquelas necessidades mais básicas. Se você quiser melhores desempenhos, busque sempre uma configuração com, no mínimo, 4 GB de memória RAM.

Leia também:  CCE deve lançar Novos Tablets em 2013

Armazenamento e tela

Outro ponto que destacamos é o armazenamento, que oferece duas opções: HD convencional, com preços mais acessíveis, mas que acaba sendo um pouco mais lento ao acessar os arquivos, ou a opção de armazenamento em SSD, mais rápido porém também mais caro.

Com relação à tela, modelos mais básicos de notebook contarão, normalmente, com tela HD, que cumpre funções básicas de acesso à internet e leitura de textos. No entanto, pensando na qualidade da imagem e também no conforto dos olhos, considerar adquirir um notebook com tela Full HD é uma boa opção, ainda que o valor também suba um pouco.

Edição de vídeos e jogos

Se você trabalha com edição de vídeos, é necessário investir em um equipamento um pouco mais potente, que dê conta das edições, trabalho com design, programação e arquivos maiores de imagem. Caso você também queira um equipamento para jogar sem precisar alterar os níveis de resolução de imagens e gráficos, os equipamentos acabam ficando na faixa mais alta de preço.

Para realizar estas tarefas, recomendamos optar por notebooks que possuam processador Intel Core i, ou ainda Intel Core i7, AMD Ryzen ou também o recentemente lançado Macbook Pro. Os notebooks gamers sçao também opção, pois trazem ajustes e acrescentam às configurações, tais como uma placa de vídeo dedicada e também possuem um sistema de resfriamento, ambas modificações que auxiliam no desempenho.

Lembre de considerar, também em sua pesquisa, experiências anteriores com marcas de notebook, geralmente nos identificamos com os recursos oferecidos por determinadas marcas. Considere também os comentários de outros consumidores, que compartilham suas impressões elogiando ou criticando determinados equipamentos, o que pode te ajudar na hora de tomar a decisão.

Leia também:  Lenovo IdeaPad 5G - Ficha Técnica e Novidades

Outro ponto importante a considerar é a presença ou não de assistência técnica na sua região, que pode facilitar o atendimento caso o equipamento apresente algum problema ou falha técnica. Prestando atenção a cada uma das nossas dicas, você poderá adquirir um equipamento que se adeque bem às suas necessidades.

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *