Dell Inspiron 5000 – Especificações, Características

O modelo da Dell tem um interessante custo benefício, com características que atendem bem ao usuário.

A série Inspiron 5000 é a mais famosa entre os notebooks da Dell, pois é capaz de combinar excelente desempenho geral, portabilidade e robustez. Estamos diante de uma máquina com recursos completos, adequados para uso diário, mas também para uso profissional.

Embora não seja um ultrabook ultrafino, o Dell Inspiron 15 5000 convence em todos os terrenos, destacando-se particularmente graças à excelente tela, ao setor de áudio verdadeiramente surpreendente e à ampla gama de configurações diferentes para escolher. Além disso, também do ponto de vista construtivo, os padrões são altos e, com o modelo mais recente, foram introduzidas muitas cores diferentes para você escolher.

Como mencionado, existem muitas configurações possíveis para este notebook. A partir dos processadores, podemos escolher a oitava geração Intel i5 ou i7 com a qual associar uma GPU Radeon 530 a 4 Gb de espaço dedicado. A memória RAM está no formato de 8 ou 16 Gb , enquanto o espaço de armazenamento interno merece uma menção. A base é um bom disco rígido de 1T , mas, subindo de nível, você pode optar por um SSD de 256 Gb muito rápido. Finalmente, há uma configuração híbrida que fornece a combinação de disco rígido tradicional e SSD com o objetivo de oferecer alto desempenho e grande espaço de dados.

Projeto e construção

O design certamente não é o principal aspecto em que a Dell se concentra no Inspiron 5000 em uma versão de 15 polegadas. Apesar disso, as linhas são elegantes e sóbrias. O plástico usado para fazer o corpo e a tampa parece sólido e não há ruídos excessivos de rangidos. O movimento da tampa é fluido e amplo. Comparado com a versão anterior, o peso fica acima de 2 quilos. A espessura, no entanto, permanece bastante alta, mas a presença da unidade óptica integrada deve ser considerada. Uma nota muito positiva vem do cooler, muito silencioso, mesmo quando o notebook está sob “estresse”.

Bom fornecimento de portas e entradas, mesmo com um USB Type-C com tecnologia Thunderbolt 3 . Existem também outras 3 USB tradicionais, uma entrada HDMI, uma para o conector 3.5 e outra para cartões de memória.

Display

A tela permanece inalterada em todos os modelos e é uma escolha vencedora. Na verdade, é uma bela tela FHD de 15 polegadas fosca e antirreflexo. O brilho é muito alto e as cores são fiéis. Amplos ângulos de visão. Se realmente temos que anotar esse painel, é a presença de uma pequena luz de fundo sangrando ao longo dos quadros.

Teclado e touchpad

O teclado não é ruim, mas não nos satisfez totalmente. Talvez porque as teclas sejam um pouco difíceis e isso não facilita a escrita rápida. Além disso, não há luz de fundo, uma deficiência que se faz sentir muito quando a luz se apaga.

O touchpad é bom, preciso e muito responsivo em toda a superfície. Ele também suporta gestos do Windows 10 também.

Setor de áudio e jogos

Um dos pontos fortes absolutos da série Inspiron 5000 é o setor de áudio. O som sai dos 2 alto-falantes colocados na parte traseira com um volume muito alto. A qualidade também é realmente incrível, assim como a renderização em baixa frequência. Além disso, graças ao software Waves MaxxAudio Pro, é possível igualá-lo ao nosso gosto.

A GPU Radeon 530 também funciona muito bem em jogos. Este não é um notebook dedicado especificamente a essa atividade, mas, de qualquer forma, defende bem mesmo com os jogos mais recentes.

Bateria e consumo

A autonomia está um pouco abaixo da média dessa faixa de preço e esperávamos algo mais de uma máquina tão completa. A bateria interna de 42 Wh e o bom software de otimização de energia nos permitem chegar a cerca de 4 horas com uso médio.

Preço e conclusões

O preço varia muito dependendo da configuração e isso é uma nota positiva, pois podemos personalizá-lo de acordo com nossas reais necessidades. É possível encontrá-lo com preços a partir de R$ 2.032,00 e teto por cerca de R$ 2.999,00.

Prós

  • Sólido e bem construído
  • Nice display
  • Compartimento de áudio incrível
  • Alta configurabilidade

Contras

  • Teclas um pouco demais
  • Falta luz de fundo
  • Bateria abaixo da média
  • A tela sofre um pouco de sangramento na luz de fundo

Gostou desse Notebook? Sem dúvidas, é uma ótima escolha! Mas não esqueça de analisar suas necessidades e utilidades que precisa antes de comprar. Assim, você fará uma excelente compra e sem arrependimentos.

Por M.C.

Recent Posts

ProArt e Zenbook S16: a nova era dos notebooks Asus chegou

A Asus revela o Zenbook S16 e a linha ProArt na Computex 2024, trazendo notebooks de alto desempenho com processadores… Read More

Novos notebooks Microsoft Copilot Plus: desempenho e inteligência artificial

A Microsoft lança os inovadores Copilot Plus PCs, notebooks com IA integrada que prometem desempenho superior e bateria de longa… Read More

Descubra o Poder da IA nos Novos Notebooks Galaxy Book4 da Samsung

A linha Samsung Galaxy Book4 aposta em inteligência artificial para proporcionar notebooks mais inteligentes e conectados. Os novos notebooks Samsung… Read More

Novo Notebook Gamer Dell Alienware M16 – Ficha Técnica, Novidades

Conheça o novo notebook gamer da linha Alienware da Dell. Boa notícia para os gamers de plantão. No dia 23… Read More

Os melhores notebooks gamer para escolher em 2023

Veja 10 modelos de notebooks GAMER com excelente custo-benefício para entusiastas dos jogos eletrônicos. Conheça as principais características que deixam… Read More

O Mouse Pad Gaming mais vendido do Brasil em 2022

Conheça o Mouse Pad profissional de preço acessível e líder absoluto de vendas. O mouse pad Gaming Havit, modelo HV-MP830,… Read More