Análise Notebook Asus Vivobook 15 – Review e Ficha Técnica

Saiba aqui os prós e contras do novo Asus Vivobook 15.

A Asus anunciou recentemente o seu novo produto, o Vivobook 15. Trata-se de um notebook com foco em produtividade, mais recomentdado para ser usado nos estudos e em tarefas básicas no dia a dia. Mas será que vale a pena pagar pouco mais de R$ 3 mil em um computador com essa proposta? Confira agora a análise completa do novo notebook da Asus aqui.

O Design

A começar pela aparência, o novo notebook da Asus carrega um visual elegante, a ser esse um dos seus principais destaques do produto. O aparelho conta com um acabamento resistente e extremamente confortável para uso. Um exemplo disso, é a base da tampa, que por ser maior que a base, possibilita uma inclinação de 2º para o teclado. Para quem passa o dia digitando, essa é uma grande vantagem do ultrabook.

O Vivobook vem com duas entradas USB 2.0 e uma USB 3.1, tipo A. O aparelho também conta com uma interface USB-C, para transferências de arquivos mais rápidas. O computador também traz um leitor de cartões de memória Micro-SD, HDMI e saídas de áudio. Apesar de todas essas regalias, o computador não vem com entrada para cabos RJ-45, o que torna necessário o uso de um adaptador, caso o usuário queira conectar-se à internet cabeada.

Tela

O computador conta com uma tela em resolução Full HD e uma taxa de atualização de 60Hz. Isso torna o ultrabook uma boa opção para assistir vários tipos de video, com uma qualidade considerável. A tela conta com 15 polegadas de tamanho, antirreflexiva, o que torna o Vivobook uma boa opção para quem trabalha em ambientes exageradamente iluminados. O que não ajuda é o display, pois ele atrapalha bastante na hora da visualização. Nesse caso, acaba sendo necessário encontrar uma inclinação confortável dependendo de certos ambientes.

Desempenho

O novo Vivobook vem com processador Corel i7, que é considerado, atualmente, um dos processadores top de linha da oitava geração. Como o processador é naturalmente otimizado para computadores portáteis, o ultrabook dificilmente trava. Por isso, aceita muito bem certos programas de produtividade. O computador ainda funciona muito bem para rodar vídeos e séries, e ainda, alguns jogos que não exigem tanto assim do processador e da placa de vídeo que o acompanha, a GeForce MX230, da Nvidia.

O casamento dos componentes funcionou bem para rodar, em testes, o game Forza Horizon 4, ao render boas imagens e uma jogabilidade de respeito, em qualidade baixa. Para os gamers que se empolgaram com essa informação, é importante ressaltar que o notebook da Asus não foi feito para esse fim e, por isso, não atende a todas as necessidades da maioria dos jogos atuais.

O computador apresenta, no entanto, um bom desempenho para aplicativos de edição de imagens. Em testes com programas como o Photoshop e Lightroom, o aparelho apresentou um forte senso de renderização. Já com programas de vídeo, a situação muda um pouco, não sendo a melhor opção para esse tipo de trabalho. De qualquer forma, o desempenho do notebook para os dois tipos de serviço é considerável, mesmo não sendo o ideal.

A bateria

O Vivobook não apresentou muita autonomia. Rodando aplicativos básicos como o Google Chrome e o uTorrent, o Vivobook conseguiu aguentar apenas 3 horas fora da tomada. Essa breve durabilidade, no entanto, é compensada com um tempo de 1 hora para a recarga total, desligado.

Mas vale a pena?

O Vivobook conta com um preço próximo aos computadores da Dell, Samsung, Lenovo, etc, que possuem as mesmas configurações, alguns com pontos mais inferiores. O que esses novos modelos não têm é um design extremamente funcional para o seu público alvo e uma placa de vídeo feita sob medida, para suprir as necessidades extra do consumidor final. O novo laptop da Asus pode ser enontrado no Brasil por R$ 3.200,00.

DAVI GABRIEL SOARES

Recent Posts

ProArt e Zenbook S16: a nova era dos notebooks Asus chegou

A Asus revela o Zenbook S16 e a linha ProArt na Computex 2024, trazendo notebooks de alto desempenho com processadores… Read More

Novos notebooks Microsoft Copilot Plus: desempenho e inteligência artificial

A Microsoft lança os inovadores Copilot Plus PCs, notebooks com IA integrada que prometem desempenho superior e bateria de longa… Read More

Descubra o Poder da IA nos Novos Notebooks Galaxy Book4 da Samsung

A linha Samsung Galaxy Book4 aposta em inteligência artificial para proporcionar notebooks mais inteligentes e conectados. Os novos notebooks Samsung… Read More

Novo Notebook Gamer Dell Alienware M16 – Ficha Técnica, Novidades

Conheça o novo notebook gamer da linha Alienware da Dell. Boa notícia para os gamers de plantão. No dia 23… Read More

Os melhores notebooks gamer para escolher em 2023

Veja 10 modelos de notebooks GAMER com excelente custo-benefício para entusiastas dos jogos eletrônicos. Conheça as principais características que deixam… Read More

O Mouse Pad Gaming mais vendido do Brasil em 2022

Conheça o Mouse Pad profissional de preço acessível e líder absoluto de vendas. O mouse pad Gaming Havit, modelo HV-MP830,… Read More