Como Escolher o Computador Ideal – Dicas e Cuidados





Saiba aqui o que levar em consideração na hora de escolher o seu computador.

Com programas cada vez mais potentes e o trabalho sendo feito através de computadores, é muito importante saber as características dos desktops ou notebooks antes de comprar um.

Mesmo os smartphones superando a venda dos computadores e sendo o dispositivo número um para acesso da internet no Brasil, isso não significa que os computadores estão esquecidos, pelo contrário. Para o trabalho, ele ainda é a máquina mais importante.




Então, na hora de adquirir um, seja para trabalhar ou para se divertir, é preciso verificar a configuração do computador antes. Cada modelo de desktop ou notebook vai ter características específicas de acordo com a tarefa que deseja realizar.

Nos próximos tópicos vamos falar com detalhes quais as características certas que você precisa saber antes de escolher um computador ideal.


Processador

O processador é uma das características mais importantes para saber antes de adquirir um computador novo. É ele que vai dizer mais sobre o desempenho do PC e a velocidade dos processos no momento de uso.

O processador nada mais é do que um “motor” do computador para que ele funcione e tenha capacidade de executar tarefas. Além do mais, é importante o leitor verificar com cuidado o processador embutido no seu novo computador, pois existem algumas marcas mais fracas que aumentam a probabilidade do seu processador queimar devido ao aquecimento por causa da velocidade do mesmo.

Para dar mais qualidade ao equipamento, muitas fabricantes estão adicionando mais um núcleo para os processadores e ampliando a capacidade e velocidade para execução de tarefas. O processador, como o nome mesmo já diz, é o que vai processar as informações do seu computador, por isso o equipamento precisa ser bom e verificado com detalhes antes da compra.

Aumento da quantidade de núcleos

Com o problema de superaquecimento dos computadores e queima dos processadores, as fabricantes resolveram aumentar o número de núcleos (core) dos processadores para equilibrar o aquecimento do aparelho e ao mesmo tempo aumentar a capacidade de leitura das execuções de tarefas.

Então, na hora de adquirir o seu computador, lembre-se de verificar quantos núcleos o processador tem. Você pode lembrar de alguns processadores que tem nomes como “quad-core” ou “octa-core”, que são a quantidade de núcleos do processador. Quanto mais núcleos, maior é a velocidade e capacidade de processamento.

Memória RAM

Também é importante saber como é a memória RAM do computador novo que pretende adquirir. Esse equipamento nada mais é que um tipo de armazenamento temporário de todas as informações que o processador leu para processar informações e/ou tarefas.

Uma memória RAM com um bom tamanho de armazenamento é interessante para que o processador possa acessar rapidamente as informações que precisam ser executadas para maior velocidade de todo o processo da máquina. Isso melhora o desempenho do PC.

Cache

Muitas pessoas acabam esquecendo de analisar o cache, já que lojas e vendedores não destacam essa informação para o consumidor. O cache significa uma porção de informações que são acessadas a todo momento pelo processador, mas que ficam armazenadas na memória para que o mesmo não tenha que carregar esses dados a todo instante.

É importante observar na hora da compra do PC a quantidade de cache que contém o processador. Assim, ao invés do processador ficar carregando toda hora dados importantes da memória RAM, essas informações já ficam armazenadas em seu cache, encurtando o processamento das tarefas e aumentando a velocidade da máquina.

Placa de vídeo

Se o seu novo computador for usado para jogos, então é preciso observar também com cuidado a placa de vídeo da máquina. As mais recomendadas são a NVIDIA e a AMD, com pelo menos 8GB de memória para vídeo.

Capacidade interna de armazenamento

Claro que quanto mais espaço o computador tiver, melhor. No entanto, esse armazenamento tem um custo, e aí é preciso verificar a capacidade do seu bolso na hora da compra do PC.

Para computadores que serão usados para games, principalmente esses de última geração, é preciso de um bom espaço em disco para armazenamento dos programas de jogos e também arquivos pessoais.

Hoje é muito indicado o uso de discos de armazenamento do tipo Solid State Drive, conhecido como SSD. Com ele o computador tem um ganho significativo de desempenho para execução do sistema operacional (Windows, Linux, macOS, etc) e de arquivos grandes. No entanto, é importante ressaltar: SSD tem um preço mais salgado.

Por Carolina Costa



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *