Comprar Computador – Dicas de Como Escolher o Desktop ou Notebook




Confira aqui algumas dicas na hora de escolher o seu novo computador.

Se você está pensando em adquirir um computador novo, saiba que existem algumas informações importantes que precisa saber antes de comprar qualquer máquina. Tudo varia de acordo com as atividades de cada usuário e quais são suas atividades. Sem contar que também existe a opção entre desktop e notebook, que também pode ser simples, mais barato e interessante.

Pensando sobre o assunto, separamos um apanhado com as dez coisas que você precisa saber, na hora de comprar um computador novo. Se você sempre tem esse tipo de dúvida, ou não sabe exatamente como definir uma máquina ideal e seus componentes, esse artigo é para você. Continue lendo e aprenda como montar um computador novo e ideal para você.


1. Identificando o usuário

O primeiro passo é saber que tipo de usuário você é, e entender qual é a finalidade do computador na sua casa ou empresa. Entender isso é o que de fato irá influenciar na escolha das peças na hora de comprar um computador novo. Para usuários que jogam, por exemplo, é preciso uma máquina com memória RAM maior, assim como a placa de vídeo.

Já para usuários que usam apenas a edição de textos, computadores com uma configuração mais modesta pode ser suficiente, e existem notebooks muito bons no mercado com bom preço que conseguem atender essas pessoas.

2. Entender os componentes

O que você precisa saber antes de comprar um computador, diz respeito aos componentes, ou a parte de hardware. Entender e conhecer o papel de cada componente e o seu funcionamento é essencial para evitar maiores problemas.


O primeiro item a conhecer é o processador, ele é uma das principais peças da CPU e é fundamental para o funcionamento e desempenho da máquina. Você já deve ter ouvido falar na Intel e AMD, que possuem propostas diferentes para uso.

3. Memórias

Um dos modelos de memória RAM mais modernos é o DDR4 e o mais indicado para qualquer tipo de usuário. Esse componente seria o mais ideal na hora de comprar um computador novo, já que ele ajuda na funcionalidade de todos os outros componentes, e depois na hora de fazer qualquer upgrade, também fica mais fácil.

Mesmo com os sistemas operacionais modernos ter uma memória RAM inteligente é sempre uma ótima opção. Mesmo computadores ou Notebooks com uma quantidade razoável de memória já pode ser o suficiente para as atividades do usuário. No caso de usuários jogadores, quanto mais memória melhor.

4. Sistema operacional

Apesar de todas as especificações técnicas servirem como um norte na hora de comprar um computador novo, escolher uma máquina que já venha com o sistema operacional de fábrica pode ser uma economia e tanto. O Windows é bem caro quando comprado por fora, e mesmo com promoções para o pacote Office, ainda sai com gosto bem salgado na hora de adquirir separadamente.

5. Limite de armazenamento

Um dos componentes mais interessantes e resistentes na hora de comprar um computador novo, é buscar por aqueles que possuam a HD SSD, que são mais velozes e prometem ter um desempenho melhor. É válido ressaltar que a sua máquina pode ser atualizada a qualquer momento, podendo aumentar o armazenamento de componentes caso você queira.

6. PC Gamer

Não é porque uma máquina é gamer, que serve apenas para quem joga. Normalmente computadores gamers são usados por quem é exigente em desempenho. As máquinas que possuem essa categoria são aquelas com Hardware mais avançado, possuem preços mais altos e são mais chamativos inclusive. Dell, Samsung e Acer são algumas das marcas mais conhecidas que atendem esse público.

7. PC de entrada

Esses são aqueles computadores encontrados em lojas varejistas, com ofertas para empresas, por exemplo. A linha Inspiron da Dell é um grande exemplo desse tipo de computador, que também possui linha em Notebooks de configurações mais simples, servindo para uma boa produtividade.

8. Comprar por peça ou tudo junto?

Se você tem dúvida entre como comprar um computador novo, se peça por peça ou a máquina completa, isso varia de acordo com os valores disponíveis para gastar. Caso você também não entenda muito bem sobre componentes, comprar um computador novo todo montado pode ser mais fácil.

Já para usuários mais experientes, comprar peças melhores e atualizadas, são ótimas opções na hora de equipar a máquina. Esse tipo de personalização pode custar uma boa parcela do orçamento.

9. Computador ou notebook?

Aqui a dúvida é entre mobilidade e desempenho. Embora não seja uma regra, o alto desempenho em computadores está muito mais voltado para desktops, computadores de mesa, enquanto que a mobilidade é exclusiva dos Notebooks.

10. Fazendo as contas

Escolher um Notebook pode valer a pena em relação a mobilidade, mas se o seu objetivo for um alto desempenho, esse tipo de máquina acaba tendo um valor muito mais alto. Enquanto que comprar um computador novo de mesa, e atualizá-lo peça por peça pode sair mais em conta, levando em consideração também, a busca por um alto desempenho. Vai de cada um escolher o que melhor irá se adequar as suas necessidades.

Por Susan NogArt

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *