Windows 10 – Como Liberar Espaço e Limpar Aquivos Desnecessários





Saiba aqui como liberar espaço e limpar arquivos desnecessários no Windows 10.

Um dos grandes problemas que você pode enfrentar em seu computador é a falta de espaço, devido ao acumulo de arquivos inúteis. Por mais que tenha investido em uma máquina com HD maior, deve saber que uma parte dos gigabytes é ocupada pelo sistema operacional.

Quem utiliza o Windows 10, talvez tenha notado que, após algum tempo, o computador ficou mais lento e até mesmo tem menos espaço disponível. A boa notícia é que você mesmo pode resolver isso, eliminando arquivos que podem ser deletados sem grandes problemas.




Veja o que fazer se você está precisando de mais espaço e utiliza o Windows 10:

Cachê de hibernação: Desativar no Desktop

Hibernar é um recurso muito prático para os notebooks, já que permite que você abaixe a tela do notebook sem desligá-lo e retorne ao que estava fazendo posteriormente, sem ser necessário fechar programas e salvar arquivos. No entanto, quem possui desktop não vai ver muita vantagem no recurso, então pode desativá-lo.


Para fazer isso, basta digitar “cmd” no campo de busca do Windows 10, clicar com o botão direito do mouse no Prompt de comando e solicitar a execução como administrador. Em seguida é só digitar o comando: “powercfg.exe /hibernate off”, apertar enter e pronto, você desativou a hibernação do seu computador – e por isso liberou espaço!

Pontos de restauração de sistema

Cada vez que você utiliza seu computador, o Windows cria um arquivo de restauração de sistema. Um ponto em que você pode “voltar no tempo”, em caso de acontecer algum problema que você não consegue resolver. Por exemplo, a instalação de um programa que está causando erros.

O detalhe é que o Windows cria vários pontos de restauração, porém, se você parar para pensar, é difícil que queira utilizar um tão antigo. Se seu computador está funcionando perfeitamente, o ideal é ajustar as configurações, mantendo apenas o último ponto de restauração criado.

Para isso, você irá abrir a Limpeza de Disco e clicar na aba “Mais opções”. Ali vai encontrar um item chamado “Restauração do Sistema e Cópias de Sombras”. Clique no botão “Limpar”, que estará logo ao lado.

O Windows 10 irá questionar se você deseja eliminar os pontos de restauração salvos, com exceção do que foi gerado mais recentemente. É só clicar em excluir.

Quem quiser deletar todos os pontos de restauração criados tem essa opção, apesar de isso não ser recomendado, já que é uma garantia de que você pode restaurar seu computador em caso de algum problema.

Delete arquivos básicos

Arquivos básicos são aqueles mais simples, criados pelo sistema com o intuito de facilitar o uso do computador. Cachê de internet, arquivos temporários e até aqueles arquivos que você esqueceu na pasta downloads ou na lixeira, são alguns exemplos.

Para eliminá-los é só utilizar a ferramenta “Limpeza de Disco”, disponível no próprio Windows. Para encontrar esta ferramenta, basta usar a busca do computador.

Assim que abrir o programa, será notificado de até quanto espaço pode ser liberado com a limpeza de disco. Selecione tudo que você deseja que seja apagado. Em seguida é só clicar no botão “Ok” e esperar que o computador faça a limpeza para você.

Geralmente o programa funciona bem rapidamente e você consegue liberar ao menos 1 gigabyte do seu HD.

Exclua arquivos de sistema

Arquivos de programas baixados e atualizações de software ficam também armazenadas em pastas no seu computador. E sim, ocupam espaço. Em algum momento estes arquivos foram importantes para o Windows, porém, agora não servem mais e podem ser descartados.

Infelizmente não são apagados automaticamente, mas você pode contar novamente com a “Limpeza de Disco” para resolver o problema.

Basta buscar pelo programa e clicar em “Limpar arquivos de sistema”. O programa vai fazer uma nova pesquisa, em busca de arquivos que possam ser deletados.

Assim que terminar a busca, você verá outros itens disponíveis logo abaixo da descrição: “Arquivos a serem excluídos”. Também poderá saber o quanto de gigabytes será liberado após a exclusão dos arquivos de sistema.

Selecione o que você acredita não ser mais útil e em seguida clique no botão “ok”.

Dentre as opções que podem ser excluídas, estão dados do Windows Update, do Windows Defender e até Arquivos de programas baixados. Você verá que a própria limpeza de disco notifica que estes arquivos não são mais utilizados pelo computador, tanto que podem estar compactados.

Agora você já sabe o que fazer para liberar alguns gigabytes de espaço no seu computador com Windows 10!

Stephanie Caroline Meyer de Quadros



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *