Wi-Fi 6 – Novidades e Diferenças



Confira aqui as principais novidades sobre o Wi-Fi 6.

Acho que não é conhecido por todos que o Wi-fi desde sua primeira versão disponível é classificado por alguns números e um conjunto de letras. É normal que os usuários comuns só conheçam o Wi-fi por Wi-fi. Deixamos os dados mais avançados para os especialistas!

Bom, a empresa Wi-fi Alliance é um grupo da indústria que define os nossos padrões de rede Wi-fi, decidiu que neste ano vamos conhecer o Wi-fi através de apenas um número que seguirá na sua frente.



Atualmente o Wi-fi 4 e o Wi-fi 5 são redes de navegação confiáveis e muito boas, mas estão sendo deixadas para trás, você sabia?

Wi-Fi

Agora o Wi-fi irá receber sua classificação por um número que irá indicar sua geração! Agora teremos 3 gerações do Wi-fi.



A geração anteriormente conhecida como 802.11n agora será o Wi-fi 4 a geração conhecida como 802.11ac será o Wi-fi 5 e a geração nova 802.11ax será lançada em 2019 como o Wi-fi 6.

O modelo de Wi-fi 4 foi lançado em 2009, o modelo Wi-fi 5 foi lançado em 2014 e teremos um novo lançamento do Wi-fi 6 agora em 2019 que virá ainda mais potente e confiável.

O que é o Wi-fi 6 então?

O Wi-fi 6 foi criado para se conectar com frequências de 2,4Ghz e 5Ghz, que são frequências comuns. Porém, os roteadores atuais como o Wi-fi 4 trabalha somente com frequências de 2.4Ghz e o Wi-fi 5 consegue trabalhar somente com a frequência de 5Ghz. O novo padrão que a Wi-fi Allience está trazendo para o mercado será um modelo de Wi-Fi que pode trabalhar com as duas frequências, aumentando seu desempenho.

O Wi-fi 6 está sendo desenvolvido e aperfeiçoado para tirar das novas tecnologias uma escala mais larga de banda dessas frequências (2.4GHz e 5.0GHz). O Wi-fi 6 irá se concentrar em organizar melhor o funcionamento de vários dispositivos conectados simultaneamente em uma rede, para que as velocidades de banda reais em uma casa com vários dispositivos sejam bem melhores.

Leia também:  Notebook Samsung Odyssey e HMD Odyssey 2018

Com certeza não será somente nas casas que essa nova geração do Wi-fi fará a diferença, mas em qualquer lugar que tenham vários dispositivos conectados ao mesmo tempo.

A expectativa está grande para ver o desempenho que essa nova tecnologia poderá trazer para as funcionalidades do dia a dia.

E vai aumentar a velocidade da internet?

Melhorar o desempenho da captação de frequências com certeza vai melhorar muito a velocidade e o desempenho da internet nos dispositivos.

A largura total da banda do Wi-fi 6 em um único fluxo será de 3,5 GB/s, mas apenas quatro fluxos podem ser entregues por vez à um dispositivo, isto é o limite de banda será de até 14 GB/s em cada dispositivo.

A promessa principal do Wi-fi 6 além de uma melhora no desempenho da velocidade é que através dessa nova geração a rede entre dispositivos conectados sofrerá menos com interferência entre dispositivos.

Atualmente é muito comum termos conectados ao Wi-fi desde impressoras até smart-Tvs e vários outros dispositivos como ar-condicionado e portas.

O Wi-fi 6 irá trazer uma rede mais confiável para utilizar desde as pesquisas do Google em seu smartphone até o monitoramento e conectividade de todos os dispositivos da casa. Atualmente não é muito comum ainda nas casas termos vários dispositivos Wi-fi. Não teremos como saber da verdadeira eficiência do Wi-fi 6 até que seja mais comum termos mais aparelhos para testar a conectividade.

Quando o Wi-fi 6 chegará ao mercado?

Já em 2018 algumas empresas como a ASUS lançaram modelos de roteador equipados com Wi-fi 6. Em 2019 pode-se esperar ver um grande aumento da nova geração de Wi-fi em nosso mercado brasileiro, agora nos resta aguardar e testar a nova geração Wi-fi 6!

Leia também:  Novo Notebook Samsung Series 7 - NP700ZTC-S01US

Mauricio Lazarini Bento Junior

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *