Acho que não é conhecido por todos que o Wi-fi desde sua primeira versão disponível é classificado por alguns números e um conjunto de letras. É normal que os usuários comuns só conheçam o Wi-fi por Wi-fi. Deixamos os dados mais avançados para os especialistas!
Bom, a empresa Wi-fi Alliance é um grupo da indústria que define os nossos padrões de rede Wi-fi, decidiu que neste ano vamos conhecer o Wi-fi através de apenas um número que seguirá na sua frente.
Atualmente o Wi-fi 4 e o Wi-fi 5 são redes de navegação confiáveis e muito boas, mas estão sendo deixadas para trás, você sabia?
Agora o Wi-fi irá receber sua classificação por um número que irá indicar sua geração! Agora teremos 3 gerações do Wi-fi.
A geração anteriormente conhecida como 802.11n agora será o Wi-fi 4 a geração conhecida como 802.11ac será o Wi-fi 5 e a geração nova 802.11ax será lançada em 2019 como o Wi-fi 6.
O modelo de Wi-fi 4 foi lançado em 2009, o modelo Wi-fi 5 foi lançado em 2014 e teremos um novo lançamento do Wi-fi 6 agora em 2019 que virá ainda mais potente e confiável.
O Wi-fi 6 foi criado para se conectar com frequências de 2,4Ghz e 5Ghz, que são frequências comuns. Porém, os roteadores atuais como o Wi-fi 4 trabalha somente com frequências de 2.4Ghz e o Wi-fi 5 consegue trabalhar somente com a frequência de 5Ghz. O novo padrão que a Wi-fi Allience está trazendo para o mercado será um modelo de Wi-Fi que pode trabalhar com as duas frequências, aumentando seu desempenho.
O Wi-fi 6 está sendo desenvolvido e aperfeiçoado para tirar das novas tecnologias uma escala mais larga de banda dessas frequências (2.4GHz e 5.0GHz). O Wi-fi 6 irá se concentrar em organizar melhor o funcionamento de vários dispositivos conectados simultaneamente em uma rede, para que as velocidades de banda reais em uma casa com vários dispositivos sejam bem melhores.
Com certeza não será somente nas casas que essa nova geração do Wi-fi fará a diferença, mas em qualquer lugar que tenham vários dispositivos conectados ao mesmo tempo.
A expectativa está grande para ver o desempenho que essa nova tecnologia poderá trazer para as funcionalidades do dia a dia.
Melhorar o desempenho da captação de frequências com certeza vai melhorar muito a velocidade e o desempenho da internet nos dispositivos.
A largura total da banda do Wi-fi 6 em um único fluxo será de 3,5 GB/s, mas apenas quatro fluxos podem ser entregues por vez à um dispositivo, isto é o limite de banda será de até 14 GB/s em cada dispositivo.
A promessa principal do Wi-fi 6 além de uma melhora no desempenho da velocidade é que através dessa nova geração a rede entre dispositivos conectados sofrerá menos com interferência entre dispositivos.
Atualmente é muito comum termos conectados ao Wi-fi desde impressoras até smart-Tvs e vários outros dispositivos como ar-condicionado e portas.
O Wi-fi 6 irá trazer uma rede mais confiável para utilizar desde as pesquisas do Google em seu smartphone até o monitoramento e conectividade de todos os dispositivos da casa. Atualmente não é muito comum ainda nas casas termos vários dispositivos Wi-fi. Não teremos como saber da verdadeira eficiência do Wi-fi 6 até que seja mais comum termos mais aparelhos para testar a conectividade.
Já em 2018 algumas empresas como a ASUS lançaram modelos de roteador equipados com Wi-fi 6. Em 2019 pode-se esperar ver um grande aumento da nova geração de Wi-fi em nosso mercado brasileiro, agora nos resta aguardar e testar a nova geração Wi-fi 6!
Mauricio Lazarini Bento Junior
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?