Como Criar Senhas Seguras




Confira dicas de como criar senhas seguras e de como não ter problemas com elas.

Muitas pessoas sofrem com o assunto “senha”. Hoje em dia é muito necessário ter senha para acessar diversas coisas como:

– Internet Bank;


– E-mail;

– Redes sociais;

– Aplicativos;


– Acessos a sites em geral.

E como a segurança dos nossos dados pessoais são muito importantes, até mesmo para evitar algum tipo de crime, o ideal fazer as escolhas das senhas corretamente. Isso pode parecer muito fácil para algumas pessoas, mas nem todo mundo acha isso tão simples assim. Alguns erros em fazer senhas podem causar problemas sérios também, por isso é bom seguir as dicas dadas aqui nesse texto.

Dicas para quem tem a mente esquecida

Algumas pessoas simplesmente esquecem das senhas que fazem para alguns acessos importantes. Para esse tipo de pessoa a dica é apenas uma: Use uma senha para a mesma coisa e ela tem que ser uma coisa extremamente importante na sua vida. Não use data do próprio aniversário ou de pessoas ligadas a você. Mas pode ser a data de um acontecimento especial que ninguém saiba, como o dia que conheceu o seu primeiro amor ou algo do tipo. Dessa forma você não esquece e também não corre o risco de pessoas enxeridas descobrirem também. Essa dica é ótima para senhas de redes sociais.

Use senhas mais compridas

Outra forma de criar senhas mais seguras para acessos importantes é com senhas mais compridas. Muitas pessoas preferem as senhas curtas que são as mais fáceis de serem descobertas. O ideal é escolher uma senha maior, pois assim a segurança da mesma fica maior.

Guarde as senhas na nuvem e fique seguro

Outro erro muito comum de algumas pessoas, é o costume de anotar senhas secretas em papeis, cadernos ou no bloco de notas do celular ou computador. Essa é uma atitude muitos arriscada, pois qualquer pessoa que já tem maldade para isso pode descobrir. A melhor forma de guardar a senha sem ter risco é usando a nuvem. E mesmo assim evite guardar senha de banco nesse local, faça isso apenas com as senhas de rede social e E-mails.

Use senhas com letras e números

Alguns sites já exigem em seu cadastro a senha que tenha letras e números. Essa é uma forma muito prática de manter sua senha ainda mais segura e difícil de ser descoberta. Evite usar informações que outras pessoas saibam. Escolha algo extremamente pessoal e que ninguém saiba.

Troque sua senha a cada 2 meses

Essa é uma prática que poucas pessoas fazem. Pois bate preguiça e acomodação. Mas as senhas devem ser trocadas de tempos em tempos, justamente para dificultar o roubo das mesmas. Porém, esse costume deve ser evitado por pessoas que se esquecem com facilidade. Ela não deve ser usada em redes sociais, pois isso pode pôr em risco a sua conta e ela pode ser bloqueada.

Escolha armazenar as senhas em um único aplicativo com nuvem

Para quem quiser armazenar as senhas em aplicativos de gerenciamento de senha em nuvem, a dica é suar apenas um aplicativo. Evite usar vários ao mesmo tempo. Pois o risco de perder esses acessos é muito grande e consequentemente o problema será também.

Evite exagerar nos caracteres

Uma das dicas mais importantes na hora de elaborar uma senha, é o uso de caracteres. Mas para que o tiro não saia pela culatra, é preciso não exagerar na quantidade usada, pois o risco de esquecer a senha é muito grande. Se souber usar da maneira certa, o caractere pode deixar uma senha muito secreta.

Como vimos nesse artigo, ter senhas é uma coisa indispensável hoje em dia. Por isso, é importante usar uma forma simples de fazer a mesma e ter esses dados guardados em local seguro, de preferência na mente.

Por Cristiane Amaral

Senha internet



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *