Como Formatar Notebook




Veja os procedimentos que devem ser feitos antes e durante a formatação para ter sucesso em todo o processo.

Atualmente muitos notebooks, ultrabooks e até netbooks não utilizam mais drives de CD, DVD RW para leitura e gravações de arquivos. Há pouco tempo atrás este era o método mais utilizado para formatar computadores e notebooks.

Com os novos modelos isso já não é mais cogitado. No entanto, é possível formatar um notebook ou pc que não possuam leitor óptico, existem outros meios de formatação que são utilizados para instalar programas e sistemas operacionais.


Se o seu notebook está lento, com vírus e precisa ser formatado, continue lendo este artigo que vamos apresentar outros meios que você pode utilizar para formatar seu equipamento.

Como era feito antigamente

Antes de ser lançado os notebooks, os sistemas operacionais inicialmente eram instalados através de disquetes, quem viveu esta época vai lembrar da quantidade de disquetes que eram necessários para dar o boot no computador e iniciar o processo de instalação, um método bem demorado.

Anos depois foram utilizados os Cds e logo em seguida os DVDs. Nos dias de hoje, não se escuta mais que é preciso usar um CD ou DVD para instalar, o pendrive via porta USB é a forma mais utilizada para inicialização do sistema.


Os notebooks e pcs da atualidade possuem uma opção na BIOS que permitem a inicialização via USB que pode ser um simples pendrive ou um hd externo.

Preparação antes da formatação

Antes de formatar seu notebook é importante estar atento a algumas informações. Muitas pessoas sem experiência assistem vídeos e tutoriais na internet ensinando como formatar e instalar o sistema operacional, porém, muitos não tomam alguns cuidados necessários para que sua formatação seja feita com segurança.

Muitos são os casos de arrependimento pós-formatação. Por quê?

Porque não se atentou a um checklist que deve ser feito antes de formatar, principalmente, com arquivos salvos e informações do fabricante do notebook que por muitas vezes o sistema operacional não reconhece alguns drives como placa de rede, som, vídeo e o aparelho não funciona corretamente.

Para que isso não ocorra com você, preparamos um pequeno checklist que vai te guiar e ajudar antes de começar realmente a formatar seu notebook. Veja a seguir o que você precisa saber antes de apagar tudo do seu hd.

Checklist de Segurança

O checklist que vamos apresentar é necessário para você ter uma completa segurança sobre os dados que existem em seu aparelho, tendo em vista que em alguns casos o processo de formatação e exclusão dos arquivos podem ser irreversíveis, causando danos aos proprietários com a perda de dados valiosos.

1.Verificar as informações do Notebook

O objetivo aqui é você identificar algumas informações do seu equipamento. Na parte externa, normalmente embaixo do notebook existem algumas informações do fabricante que detalham um pouco mais sobre o modelo do seu aparelho e que podem ser úteis no processo de instalação do sistema e no reconhecimento de alguns drives importantes.

As informações que geralmente são encontradas são: modelo, número de série, produzido por, alimentação como a tensão e corrente do equipamento.

2.Verificar informações no Sistema

Antes de formatar, dentro do sistema, no painel de controle na opção Sistema e Segurança você vai encontrar as informações básicas sobre o seu notebook.

Nesta seção você vai encontrar a edição do seu sistema, versão, arquitetura 32 ou 64 bits, processador, memória e identificação de ativação do seu sistema. Outro ponto importante é você ter em mãos a chave-key que habilita e ativa seu sistema para instalação e outras funcionalidades.

3. Verificar informações no site do fabricante

No site do fabricante procure pela opção suporte, neste local é possível identificar e baixar drives de placas que possam não ter sido instaladas automaticamente pelo sistema. Basta apenas informar o modelo ou códigos dos drives que estão presentes em seu notebook.

Verifique o serial number, model number entre outras informações que podem estar também no manual que acompanha seu equipamento, ou seja, quanto mais informações você tiver em mãos, mais fácil será para resolver possíveis conflitos ou falhas na instalação.

Iniciando a Formatação

É uma característica muito comum dos notebooks, não apresentar a tecla de atalho para iniciar o setup ou acessar a tela da bios para efetuar algumas configurações mais avançadas, isso é feito por medida de segurança.

Para isso, você vai precisar saber o modelo do seu notebook e pesquisar na internet qual é a tecla de atalho para acessar o Menu de Boot ou Setup. Normalmente as teclas se alternam do Esc ao F12.

Alguns fabricantes informam na inicialização a tecla para setup e bios ou boot menu, é preciso estar atento logo ao iniciar e procurar estes dados.

Ordem de inicialização

Você vai precisar criar um pendrive habilitado para instalação com boot de sistema. Para isso busque por tutoriais que ensinam como utilizar ferramentas que salvam a imagem .iso do sistema no pendrive bootável.

Após esse passo, dentro do setup procure pela opção boot e selecione a opção USB como inicialização principal, em alguns casos a ordem está diferente com inicialização pelo DVD.

O programa que você pode usar para criar o pendrive de boot que é muito utilizado é o Windows USB DVD Tool que fará esta tarefa rapidamente.

Faça um Backup de Drivers

No site do fabricante, após informar o modelo, selecione o sistema que você vai instalar e baixe o pacote de drivers (todos) do seu notebook e armazene em outro pendrive para posterior instalação, caso o sistema não instale automaticamente.

Preparar HD e Iniciar instalação pelo Pendrive

Verifique se seu hd não está particionado e faça um backup dos seus dados antes. Após isso basta apenas inserir o pendrive com boot automático do sistema, reiniciar com a opção de inicialização pelo USB e deixar a tarefa para o próprio instalador do Windows ou Linux se encarregar de preparar o sistema.

Siga os passos solicitados pelo instalador do sistema, clique na opção instalar agora em em seguida preencher os dados solicitados como chave-key e dados pessoais para a criação de conta.

Neste link é possível assistir a um vídeo com mais detalhes sobre a instalação, neste caso é o Windows 7: https://goo.gl/sBymyg.

Por Marcio Ferraz

Formatar notebook



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *