Chromebooks devem Ganhar Mais Funcionalidades Offline

Google prepara nova ferramenta para gerenciar o armazenamento nestes dispositivos.

Inicialmente a proposta de lançamento do Chromebook era trabalhar somente com ferramentas online. Isso mesmo: Era. O Chorme OS oferecia apenas aplicativos e serviços de armazenamento na nuvem, dando sensação de um dispositivo mais barato com poucos gastos de bateria, baixo armazenamento interno e um processador simples.

Mas com o aumento de funcionalidades e aplicações off-line, o Google sentiu a necessidade criar uma ferramenta que ajudasse na gerência de armazenamento. Então vejamos o que companhia andou planejando:

O hardware deste tipo de aparelho é bem simples e por trabalhar com a tecnologia de armazenamento em nuvem consegue da mesma forma ter o desempenho de aparelhos mais caros. Com processadores de frequência de aproximadamente 1,6 GHz , estes aparelhos possuem 2GB de RAM, 11 polegadas, entrada para slot de até 128 GB e a presença de uma câmera na parte superior do display que grava em 720p. O hardware simples traz vantagens em relação a duração da bateria, que chega a ter autonomia de até 11 horas, a mobilidade do aparelho, que pesa apenas 1,15 kg, também consta entre os pontos positivos.

O novo serviço por enquanto está disponível apenas para os desenvolvedores.

Está nova ferramenta terá a função de ajudar o usuário a manipular melhor os dados que armazenou, como downloads e aplicativos, pois a maioria dos Chormebooks contam com apenas 16 GB de armazenamento SD onboard. A prioridade inicial da máquina era trabalhar com a maioria dos arquivos na nuvem, ou seja, online, mas como atualmente ele já possui diversas funcionalidades off-line, tornou-se necessário acrescentar a ferramenta.

A maior novidade dos Chromebooks está na possibilidade de poder trabalhar com aplicativos Android, mas de acordo com especialistas, a atualização só chegará no Brasil em dezembro deste ano.

De acordo com o porta-voz da empresa, François Beaufort, o gerenciador de armazenamento ainda está nos primeiros estágios. A ferramenta de gerenciamento entre outras funções terá a capacidade de informar sobre a capacidade geral do dispositivo, o espaço disponível e quantias referentes ao armazenamento que está sendo usado e downloads já feitos.

De qualquer forma, antes de qualquer aplicação mais avançada para os desenvolvedores e usuários possa surgir efetivamente, vale lembrar que tem algumas “coisinhas” que podemos fazer com o Chromebook sem internet.

Entre elas podemos não apenas criar, mas também editar documentos.

Pesquisar e escrever e-mails também é possível. Isso porque algumas extensões permitem acessar as contas, pesquisar mensagens e até escreve-las. A questão é que, claro, somente serão enviadas quando o sistema for novamente conectado. São apenas algumas, mais tem muito mais.

Por Denisson Soares

Recent Posts

ProArt e Zenbook S16: a nova era dos notebooks Asus chegou

A Asus revela o Zenbook S16 e a linha ProArt na Computex 2024, trazendo notebooks de alto desempenho com processadores… Read More

Novos notebooks Microsoft Copilot Plus: desempenho e inteligência artificial

A Microsoft lança os inovadores Copilot Plus PCs, notebooks com IA integrada que prometem desempenho superior e bateria de longa… Read More

Descubra o Poder da IA nos Novos Notebooks Galaxy Book4 da Samsung

A linha Samsung Galaxy Book4 aposta em inteligência artificial para proporcionar notebooks mais inteligentes e conectados. Os novos notebooks Samsung… Read More

Novo Notebook Gamer Dell Alienware M16 – Ficha Técnica, Novidades

Conheça o novo notebook gamer da linha Alienware da Dell. Boa notícia para os gamers de plantão. No dia 23… Read More

Os melhores notebooks gamer para escolher em 2023

Veja 10 modelos de notebooks GAMER com excelente custo-benefício para entusiastas dos jogos eletrônicos. Conheça as principais características que deixam… Read More

O Mouse Pad Gaming mais vendido do Brasil em 2022

Conheça o Mouse Pad profissional de preço acessível e líder absoluto de vendas. O mouse pad Gaming Havit, modelo HV-MP830,… Read More