Não é novidade nenhuma o fato de que líquidos e aparelhos eletrônicos são inimigos. Quando por algum motivo se juntam o líquido começa seu trabalho de destruição de grande parte dos circuitos eletrônicos. Além disso, pode ocasionar possíveis descargas elétricas caso você não tenha cuidado.
Antes de mais nada, a melhor coisa a se fazer é deixar o computador de lado enquanto ele estiver molhado.
Mas vamos ao que interessa: Logo depois que (presumindo que seja acidente e não vingança) o líquido for derramado, a primeira coisa a se fazer é ter certeza de que tanto suas mãos quanto o botão Power do aparelho estejam bem secos. De qualquer forma, use uma toalha para prevenir.
Depois desligue o computador… Isso não envolve desligar o Windows da maneira tradicional. Apenas mantenha pressionado o botão Power. Dentro de cinco segundos no máximo sua máquina será desligada.
O próximo passo é remover do equipamento qualquer tipo de fonte de eletricidade. Desconectar o adaptador de energia e até mesmo remover a bateria se for o caso.
Com isso você está livre de acabar levando uma descarga elétrica. Na sequência desconecte os periféricos do computador: mouse, teclado, pendrive ou o que mais que estivesse usando.
Depois disso, abra sua máquina e faça a remoção de qualquer coisa que possa ser removida de forma fácil. Como exemplo, o HD, a RAM e SSD.
Caso o líquido que tenha sido derramado no PC seja algo um pouco difícil de sair como coisas grudentas tipo bebidas alcoólicas e refrigerantes, não tem outro jeito a não ser mandar a máquina para um profissional que conta com equipamentos específicos para a limpeza nesses casos.
Mas se for apenas água é bem provável que você consiga lidar com a situação por conta própria. Mas fica um aviso: Se você não tem a mínima idéia de como é dentro de sua máquina é bom nem inventar. Pode acabar danificando ainda mais ela.
Mas vamos lá tratar da água. Comece secando toda a parte externa com uma toalha. Certifique-se de estar secando bem. Depois sobre uma mesa limpa estenda uma toalha seca. Abra seu aparelho o máximo possível (essa parte é mais fácil com um notebook) de forma que a tela e também o teclado fiquem virados para baixo. Deixe o seu notebook por lá até que a água possa pingar e secar.
Depois é bem simples: Basta reconectar tudo no computador e ver se ele “volta a vida”. Caso contrário a assistência técnica é o único destino possível.
Por Denisson Soares
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?