Novo tablet intermediário da Samsung possui configurações modestas e custará cerca 289 euros.
Recentemente, diversas imagens e rumores envolvendo um novo tablet da Samsung estavam circulando pela internet. Apesar das especulações, pouco se sabia sobre o novo aparelho da fabricante sul-coreana. Agora, a empresa colocou fim aos rumores e anunciou seu mais novo tablet, o Galaxy Tab A 10.1.
A empresa oficializou o lançamento do gadget na Alemanha. O novo produto conta com especificações de aparelho de entrada. Ele possui uma tela de 10,1 polegadas e resolução de 1920 x 1200 pixels. O Galaxy Tab conta ainda com 2 GB de RAM e um processador de oito núcleos rodando a 1,6 GHz. Seu armazenamento interno é de apenas 16 GB, mas expansível via microSD de até 200 GB. Ele ainda conta com uma câmera de 8 megapixels com abertura F1.9 e flash. A câmera também suporta gravações Full HD em 30 fps. Uma câmera frontal de 2 megapixels foi implementada pela Samsung para videochamadas e selfies. O tablet virá com o mais novo sistema operacional móvel do Google, o Android Marshmallow (6.0). Ele oferecerá quase um pacote completo de conectividade, incluindo Wi-Fi, Bluetooth, USB 2.0 e 4G LTE.
O design do aparelho segue os traços semelhantes aos utilizados em outros produtos da Samsung. Esteticamente, o tablet se assemelha a um smartphone de tamanho gigante da empresa asiática. Apesar do enfraquecimento do mercado de tablets em todo mundo, a Samsung espera conseguir manter sua fatia de mercado com novos lançamentos destinados ao público menos exigente em termos de hardware. Segundo dados das consultorias IDC e Gartner, o mercado global de tablets já apresenta maturidade e está em forte queda nos últimos anos. De qualquer forma, oferecer opções para os consumidores parece ser uma das estratégias utilizadas pela Samsung para reverter o cenário. Caso contrário, a inovação será peça fundamental para resgatar o seguimento.
Apesar de configurações limitadas, a versão apenas com Wi-Fi do Galaxy Tab A 10.1 custará cerca de 289 euros, cerca de R$ 1,1 mil na conversão direta, sem impostos. Já a versão com 4G custará 349 euros, cerca de R$ 1,3 mil. A Samsung não forneceu nenhuma informação sobre quando seu novo tablet estará disponível em outro mercados. Também não há qualquer indício de lançamento no Brasil nos próximos meses.
Por William Nascimento