A Mozilla está desenvolvendo uma versão do Firefox para ser usada em notebooks e tablets modernos, que apresentam a tela sensível ao toque. Chamada de Aurora, a versão beta do navegador já é a 26ª no browser que já foi o mais usado em PCs do mundo todo. O modelo será otimizado para funcionar em dispositivos equipados com Windows 8 com tela touch.
O Firefox Aurora terá suporte para movimentos próprios, parecidos com o Air Gear do Samsung Galaxy S4. A aposta é que a versão seja tão rápida quanto os outros navegadores disponíveis atualmente. O diferencial fica por conta do acelerador de gráficos 3D, somados a uma interface simples e moderna.
Com suporte para diferentes formatos de vídeos, o navegador será equipado com o codec H.264, proporcionando uma boa compressão e qualidade mesmo em resoluções mais baixas. Um ícone monocromático também foi desenvolvido, que lembra a tela de start do Windows 8.
O Firefox é um navegador de código aberto, que foi desenvolvido para ser uma alternativa ao Intert Explorer. Contudo, a empresa de Bill Gates afirmou que o Firefox terá restrições quanto ao uso e atribuições, já que o Internet Explorer será o navegador principal. A Microsoft justifica a ação predatória com argumentos que o desempenho a segurança são inferiores ao IE.
Por Robson Quirino de Moraes
Só um pequena correção:
Aurora é versão alfa do Firefox é não beta.