Confira aqui uma lista de programas que ajuda a melhorar o desempenho de seu computador.

Existem alguns programas para o sistema operacional Windows que vão ajudar ao seu PC para que não travem e ganhem velocidade. Confira abaixo uma lista de bons aplicativos:

Airy Memory Cleaner

Com esse app você consegue uma otimização da sua memória RAM. Com ele, é possível realocar endereços da memória que estejam vazios e isso vai evitar que aconteça um consumo exagerado da memória RAM. O programa pode ter a ativação automática da otimização da memória quando a mesma chega em 90%, ou então, clicando em “Optimize Memory Now”.

Auslogics Disk Defrag

Com esse programa você conseguirá desfragmentar os discos do Windows. Ele se apresenta como uma alternativa melhor em relação ao desfragmentador do sistema operacional.

AVG Web TuneUp

Ele se encontra disponível para navegadores como o Chrome, Firefox e Internet Explorer. O programa apresenta uma opção para o usuário não ter problemas com rastreadores ocultos e outras ameaças. Ele é gratuito e adiciona o seu plugin de maneira automática para o navegador padrão.

CCleaner

Esse programa é um dos mais conhecidos para usuários com sistema operacional Windows. Porém, ele também apresenta versões para Android e Mac OS. O aplicativo vai fazer a limpeza dos arquivos que são desnecessários e estão armazenados no seu computador. O seu intuito é a liberação do espaço no disco rígido. Desta maneira, você poderá fazer o armazenamento em maior número de suas músicas, vídeos, fotos, entre outros. O programa é gratuito, mas há opção de uma versão paga.

Wise PC 1stAid

Esse programa é totalmente gratuito e é voltado para os computadores com sistema operacional Windows. A promessa dele é a correção de maneira automática frente a problemas do computador por meio de um processo inteligente. Ele vai apresentar para o usuário uma lista com várias soluções para diversos problemas. É como se fosse um “primeiro socorro” para computadores, como o seu próprio nome diz.

Com isso, o usuário pode buscar em diversos sites (seguros) que tenham esses programas e fazer o download daquele que mais lhe oferece benefícios. O seu computador também pode precisar de um upgrade na máquina para ter um melhor desempenho. Algumas peças podem estar ultrapassadas e necessitam de troca. Para isso, leia nossa matéria sobre Upgrade no seu Computador.


Confira aqui algumas dicas e cuidados na hora de fazer o upgrade de seu computador.

Quando você pensa que seu computador está um pouco ultrapassado, o upgrade do mesmo pode ser uma boa saída. O PC deverá ficar mais rápido para suas funções sem eventuais engasgos. Porém, você terá de observar quais as peças que podem trazer um bom ganho em termos de performance.

O que eu devo trocar no meu computador?

O primeiro passo é identificar qual é o seu perfil de uso para o PC, para que então seja possível apontar quais peças devem ser alteradas.

Se a necessidade é para acesso à internet, música e edição de documentos, por exemplo, a memória RAM é um bom ponto a se aumentar. Se você tem menos que 2 GB de memória RAM, pense numa elevação para esse quesito.

Caso o computador é utilizado para jogos ou edição de vídeos, o upgrade é necessário para a placa de vídeo e também para o processador. É importante verificar qual é a compatibilidade da placa-mãe antes da compra das peças novas. Outro ponto importante é observar se o disco rígido conta com uma operação com mais de 80% frente a sua capacidade. Se isso acontece, é bom considerar a compra de um novo.

O cuidado para fazer o upgrade devem ser muito grande, uma vez que os componentes do seu computador vão funcionar com a troca de informações entre si. Caso um componente seja mais rápido que outro, a performance do seu computador vai ficar limitada através do componente que se apresenta mais lento.

Um bom exemplo é quando uma placa de vídeo fica limitada frente a sua performance quando o usuário conta com um processador muito antigo. Se você comprar um SSD, essa peça não vai funcionar se o seu desktop conta com uma memória RAM de apenas 512 MB.

Ou seja, antes que você parta para o upgrade é necessário que seja verificado a configuração atual do computador para a identificação das peças que são mais antigas e podem não atuar bem com as novas.

Evite os chamados gargalos (quando a peça antiga atrapalha a nova) com a verificação destes detalhes. As dicas que o texto trouxe a você serve para priorizar o seu perfil de uso para as peças que forem trocadas e evitar também gastos muito altos sem necessidade.





CONTINUE NAVEGANDO: