Computador com Linux – Vantagens e Desvantagens



  

Confira aqui as vantagens e desvantagens dos computadores com Linux.

Antes de comprar um novo computador, é preciso entender suas especificações técnicas e como ele funciona. As vantagens e desvantagens também são muito importantes para tomar essa decisão. Se você pretende comprar um computador com Linux, mas ainda não se decidiu, veja abaixo os prós e os contras de um dos sistemas operacionais livres mais populares do mundo.

Vantagens

– Preço: O Windows possui diversos produtos, que além de pagos, costumam ser muito caros e geralmente só podem ser instalados em um computador. O Linux, por outro lado, possui uma grande vantagem, que é a gratuidade do sistema. Além disso, pode ser instalado em vários computadores. Ainda falando de custo, os computadores operados pela Linux costumam ser mais baratos no mercado, quando comparados com o Windows, mesmo que a maioria das especificações técnicas seja igual para ambos.

– Visual: O Linux oferece um aspecto muito divertido na questão de aparência. São diversas opções de temas e versões. Ao contrário da Microsoft, que oferece apenas uma versão, o Linux disponibiliza diversos formatos e opções de customização de desktop. Desse modo, o usuário pode deixar o computador com a sua cara.

– Segurança e Privacidade: Esse sistema permite ao usuário um grande controle a respeito de privacidade e dados pessoais. Também é possível modificar os comandos ou até mesmo investir numa versão cujo ponto forte seja a privacidade de quem usa. Outra vantagem é o sistema de segurança, que é muito mais eficiente que o do Windows, permitindo que o usuário não tenha custos extras com antivírus, já que diversos aplicativos gratuitos com essa função são compatíveis com esse sistema operacional.

– Software: As opções de programas e aplicativos para Linux são maiores, por conta de seu código aberto. Isso quer dizer que tanto desenvolvedores quanto os próprios usuários podem disponibilizar novidades nos aplicativos para os demais, ou adaptações em algum problema de software. Dessa forma, você pode baixar os programas gratuitamente e ainda fazer alterações no código-fonte, se assim desejar. A maioria dos aplicativos do Windows possuem uma adaptação para o sistema Linux, a única desvantagem é que provavelmente eles sejam bem diferentes do que você está habituado.

Desvantagens





– Aprendizado: Uma das principais desvantagens em usar esse sistema é a diferença entre ele e o Windows ou MacOS. Para se adaptar, você vai precisar se livrar de alguns costumes e manias anteriores, além de ter bastante paciência. Alguns aspectos, como terminal e linhas de comando, exigem um pouco mais de dedicação e você vai se ver buscando soluções na internet. Quem não tem muita habilidade para usar computadores acaba tendo alguma dificuldade nessa parte, ainda mais se estiver usando pela primeira vez, pois o sistema é mais complexo, mas se você é uma pessoa curiosa, que gosta de adquirir novos conhecimentos, pode até ser uma boa experiência.

– Hardware: Nesse quesito, o Linux possui a vantagem de funcionar em praticamente qualquer computador, mesmo que não seja muito atual, mas o destaque maior está na desvantagem. Esse sistema apresenta uma grande carência de drivers, pois existem poucos fabricantes e desenvolvedores de suporte para Linux. Isso acaba acarretando em incompatibilidades, falhas na performance e baixo desempenho. Esse problema é maior quando você modifica o sistema operacional do seu computador, para melhorar a execução, por exemplo. Por outro lado, quando o Linux já vem instalado, a possibilidade da máquina vir com suportes adequados é maior, diminuindo o risco de algum defeito irreversível.

– Compatibilidade e Programas: Apesar da disponibilidade de diversos aplicativos para Linux, muitos dos programas comuns no Windows ainda não possuem adaptação para esse sistema. Outro desafio é a compatibilidade dos hardwares, pois mesmo que a empresa tente manter as atualizações, muitas vezes não há apoio dos demais fabricantes e desenvolvedores.

Fabio Santos



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *