HD x SSD – Diferenças, Vantagens e Desvantagens



  

Saiba aqui as principais diferenças e a vantagem de cada um.

Por muito tempo, o HDD, unidade de disco rígido, foi o dispositivo de armazenamento padrão de computadores e notebooks. Um dos principais fatores é o baixo custo aliado a grande capacidade de armazenamento. No entanto, a unidade de estado sólido (SSD) é uma opção disponível no mercado que pode substituir facilmente o HDD. A seguir, veremos algumas características deste dispositivo, ainda não tão popular, em comparação com o HD.

Tempo de acesso

A velocidade de acesso do SSD vai de 35 a 100 microssegundos, quase 100 vezes mais rápido do que o HD. Na prática, significa que os programas são executados com mais velocidade, o que é ótimo para sistemas com grandes quantidades de dados, como por exemplo, um sistema operacional.

Confiabilidade

O SSD não tem partes móveis, pois ele utiliza a memória flash para armazenar os dados que, além de proporcionar melhor desempenho, torna o dispositivo mais confiável em comparação com o HD. Quem nunca teve problema com a agulha do HD? Ou ficou escutando aquele tec-tec-tec e logo após apareceu uma tela preta indicando que o disco rígido não pôde ser lido?

Consumo de energia

O HD, por ter partes móveis, gasta mais energia para movimentar a agulha e os cabeçalhos, por exemplo. Esta característica não ajuda apenas a diminuir o consumo de energia elétrica, mas também economiza mais a bateria dos notebooks.

Capacidade

Ainda não há discos SDD com grande capacidade de armazenamento. Isto acontece mais por conta do preço ainda bem mais elevado do dispositivo em comparação com o HD. Um SDD de 126 GB, por exemplo, custa mais do que um HD de 2 TB.

Tamanho





Aqui está outra boa vantagem do SDD. Eles são bem menores do que os HDs. Em média, ele costumam medir entre 1 e 2.5 polegadas, enquanto o HD pode chegar a 3.5 polegadas.

Ruídos

Sem agulhas, cabeçalhos e com componentes eletrônicos mais modernos, os discos SDDs são muito mais silenciosos do que um HD. Esta característica cada vez mais se torna um diferencial para os dispositivos móveis.

Estas foram algumas características do SSD em comparação com o HD. Ele não pode ser tido como substituto, pois há ainda vantagens em se ter o HD, como a capacidade de armazenamento aliado ao custo/benefício. Mas, aos poucos, o SDD começa a entrar no mercado e a ganhar espaço no comércio de eletrônicos. Quem sabe se daqui alguns anos já consideraremos o HD como algo ultrapassado?

Rafael Costa Ferreira



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *