Como ter visibilidade de rede sem gastar muito



  

Existem ferramentas que se tornarão úteis para que você controle de forma cada vez mais eficaz suas estruturas de rede e de forma gratuita.

Como diz um ditado bem antigo e que se aplica ao nosso cotidiano, em que é necessário ser visto para ser notado, e isso na mesma proporção se aplica a estrutura de redes online. A chave para administrar uma boa estrutura de redes é com certeza a visibilidade que a mesma terá.

É que embora muitos estejam sem dinheiro para realizar investimentos nesta área, especialistas indicam a possibilidade de gastar pouco ou quase nada e ainda assim adquirir esta visibilidade tão desejada. Através deste artigo mostraremos algumas ferramentas que se tornarão úteis para que você controle de forma cada vez mais eficaz suas estruturas de rede e de forma gratuita.

Entre os sistemas mencionados na lista, alguns poderão ser baixados gratuitamente e outros irão requerer componentes de hardware e periféricos, que por serem pagos tornam a solução ainda mais efetiva.

Smokeping – O sistema mede o tempo de resposta e reação, além de registrar as perdas ao longo do tempo e poder revelar as mudanças a serem feitas e os planejamentos que devem ser seguidos. A tecnologia faz isso através de disparos constantes de pacotes de alertas, em intervalos regulares. Os disparos guardam as respostas e indicam através de gráficos possíveis problemas para contribuir na investigação e solução de erros.





Cacti– Ao longo de um período de tempo ele coleta valores SNMP e traz um panorama sobre a utilização do dispositivo. A tecnologia é útil em diversas situações, como descobrir os dados de temperatura de um ambiente.

Nfdump– recebe através do fbrope informações e registros, para que sejam lidos e usados para demonstrar os dados em relação a base de ranking dos principais usuários. Pode ser utilizado em problemas que envolvem o congestionamento em picos de tráfego.

Nmap– É uma ferramenta de descoberta poderosa para rede, serviços e dispositivos, que varre estruturas e ativa auditorias de segurança. Através de uma varredura em diferentes portas do sistema ele consegue descobrir e determinar pontos onde é necessário aumentar a proteção.

TCPTraceroute– Assim como o software citado acima, este também trabalha com varreduras. Em questão este precisamente descobre os bloqueios de tráfego, como os firewalls que muitas vezes barram partes que deviam estar ativos.

Por Denisson Soares



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *