Ubuntu 16.04.1 foi liberado pela Canonical



  

Todas as alterações realizadas no Ubuntu 16.04 foram desenvolvidas considerando uma nova imagem de instalação.

Recentemente a Canonical anunciou que já liberou o Ubuntu 16.04.1. Esse vem a ser o primeiro lançamento da série Ubuntu 16.04 “Xenial Xerus”. De acordo com as informações divulgadas até agora todas as alterações realizadas no Ubuntu 16.04 foram desenvolvidas considerando uma nova imagem de instalação que, por sua vez, também já está disponível para download – www.ubuntu.com/desktop.

Basicamente se o usuário já estiver usando o Ubuntu 16.04 ele não terá que fazer muita coisa especial para poder efetuar o upgrade para o Ubuntu 16.04.1. Resumindo ele só precisará instalar os updates disponibilizados na aplicação Update Menager e então seu sistema será atualizado para a versão do software mais recente.

Os tais “point releases” a exemplo deste são fundamentalmente úteis para novas instalações. Eles trazem reunidos todos os updates mais recentes de segurança, as soluções para bugs e diversas outras melhorias.

Mas o que há de novo?

Além de uma variedade considerável de patches voltados para segurança (importantes por sinal) e as citadas soluções para bugs, a Canonical também fez alterações significativas no desktop do Ubuntu 16.04.

Essas mudanças chegaram como os updates. Sendo assim, aqueles usuários que já usam o Ubuntu 16.04 e o mantem atualizado provavelmente já as tem.





A nova aplicação de instalação do Software do Ubuntu 16.04 teve como base o GNOME Software, apresentando algumas melhorias. Uma delas é a possibilidade que o usuário terá para buscar e instalar pacotes Snap na interface gráfica do sistema.

Outra coisa interessante é que será possível também fazer a instalação de pacotes .deb de terceiros. Do tipo daqueles que comumente se pode baixar pelo Google Chrome, Steam ou Skype.

O desktop Unity também teve sua vez. Agora ele está com um aspecto mais refinado. Um detalhe é um uso bem menor de animações no modo “low graphics”. Caso o usuário esteja rodando seu Ubuntu 16.04 em alguma máquina virtual ou até mesmo em uma máquina mais antiga que não tenha uma placa gráfica 3D acelerada, o Unity vai de certa maneira “pegar mais leve” com o hardware para poder rodar melhor.

Bom, as alterações realizadas nesse update devem agradar muito aqueles que já estavam um pouco cansados de algumas falhas. Apesar de alguns terem achado que demorou para sair o “pacote” até que veio bem completo.

Por Denisson Soares

 

Ubuntu 16.04



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *