Dicas do que fazer para recuperar um computador molhado



  

Algumas ações podem ser feitas para recuperar um computador que foi molhado.

Mesmo com a gente sabendo que aparelhos eletrônicos e líquidos são inimigos mortais os acidentes acontecem. Até mesmo quando observamos o máximo possível para ter cuidado uma simples distração pode ser fatal. Quando por acaso derramamos algum tipo de líquido em algum aparelho, como os computadores, por exemplo, a maior probabilidade é que uma grande parte dos circuitos eletrônicos seja danificada. Além disso, você pode levar um choque bem sério se não tomar as precauções devidas.

Nesse artigo vamos fazer algumas observações que você poderá colocar em prática caso um eventual acidente ocorra. Mas vale lembrar que nada dispensa a análise de um profissional.

Assim que o líquido é derramado no equipamento a primeira coisa a se fazer é garantir que o botão Power esteja completamente seco. Se não estiver seque-o, é claro. Depois desligue imediatamente o computador. E aqui nada de usar o processo convencional. Mantenha o botão Liga/Desliga pressionado para que o PC desligue por completo.

Na sequência o que vamos fazer é remover qualquer tipo de fonte de eletricidade. Desconecte o adaptador de energia e se a bateria for removível retire a mesma.

Agora que retiramos os principais riscos que poderiam causar algum acidente com choques vamos desconectar qualquer outra coisa que esteja ligada ao computador. Tudo mesmo: Mouse, teclado, pendrives e outros dispositivos. Abre o PC e retire qualquer componente que seja removível como a RAM, o SSD e o HD.

Se o líquido derramado no PC for do tipo que fique grudento ou pegajoso como refrigerantes e bebidas alcoólicas a alternativa mais certa é mesmo a procura por um profissional. Esses líquidos dificilmente saem fácil ou prejudicam menos. Mas se for só agua talvez por conta própria seja possível resolver a situação.





Seque a parte externa do computador com uma toalha o máximo possível. Depois em uma superfície plana, uma mesa, por exemplo, abra uma toalha seca e abra o notebook em cima o máximo que der de forma que a tela e o teclado fiquem no mesmo plano. Eles devem ficar voltados para baixo. Deixe o equipamento na posição por algumas horas e dê tempo para água escorrer e se secar.

Em casos simples esse procedimento pode resolver a situação. Conecte tudo novamente e veja se o equipamento funciona como era antes.

Mas como dissemos no início certifique-se de que esteja tudo bem levando a um profissional de sua confiança.

Por Denisson Soares

Teclado molhado

Foto: Divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *