Sunway TaihuLigh é o supercomputador mais rápido do mundo



  

Máquina tem a capacidade de processar 93 bilhões de operações por segundo.

O Tianhe-2 acabou perdendo o posto de supercomputador mais rápido do mundo recentemente. Curiosamente ele acabou tendo que ceder seu lugar para outro supercomputador chinês: O Sunway TaihuLigh. A mega máquina tem a incrível capacidade de processar nada mais nada menos do que 93 bilhões de operações por segundo.

O novo líder de supercomputador mais potente do mundo dá aos chineses mais um motivo de orgulho. Ao contrário do seu antecessor que funcionava com processadores fabricados pela Intel o novo equipamento foi completamente construído com chips chineses. Nada mal para eles.

E negócio todo não para por aí. Ao darmos uma breve olhada na 47°edição do ranking dos mais poderosos que lista os 500 principais supercomputadores em escala global a China agora marca presença por lá com 167 sistemas. Em outras palavras isso acaba por colocar o gigante asiático bem na frente de outras potências a começar pelos Estados Unidos que possui 165 listados no ranking.

O novíssimo TaihuLight conseguiu atingir 93 petaflops fazendo uso de 40,960 processadores SW26010 que foram completamente desenhados e produzidos pela China.

De acordo com as informações divulgadas cada um dos seus componentes contam com quatro elementos para gestão de processamento, os chamados MPEs em inglês. Há também a presença de quatro blocos que, neste caso, tem 64 elementos de processamento computacional, são ao todo 260 núcleos por processador. Como se não bastassem tantos números o sistema ao todo possui 10.649,600 cores!





O Tianhe-2 que até então era o dominante estava no topo da lista desde o mês de junho de 2013. Apenas para comparação ele chegou a atingir 33,9 petaflops, possuía um total de 260 mil processadores Intel Xeon E5-2692v2. Cada um deles tinha 12 núcleos que funcionavam a 2.2 GHz resultando em um total de 3.120,000 cores.

Os americanos também não precisam ficar muito tristes com a situação. Dois deles marcam presença na terceira e na quarta posição da lista dos supercomputadores mais rápidos do mundo. São eles: O Titan e o Sequoia. Já o japonêsK Computer ficou no quinto lugar. Depois dele vamos encontrar o Mira, o Trinity e o Piz Daint.

De qualquer maneira a levar pelo desempenho dos chineses seu novo supercomputador também deve ocupar o posto por um bom tempo…ou talvez não. Só o tempo dirá.

Por Denisson Soares

 

Sunway TaihuLigh



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *