Informações sobre a extinção dos Netbooks



  

Com as novas tecnologias os netbooks se tornaram obsoletos.

O Netbook foi sucesso de vendas durante seu lançamento em 2007, já que o dispositivo portátil era ideal para executar tarefas diárias. Quem não se lembra das propagandas do dispositivo em filmes e séries? Infelizmente, com a chegada de novas tecnologias as principais fabricantes no segmento deixaram de produzir o dispositivo móvel. Entenda aqui quais foram as principais causas para que isso ocorresse.

Desde o início, os netbooks foram voltados aos usuários domésticos, que necessitavam realizar pequenas tarefas, como enviar um e-mail, realizar a edição de textos e fotos. O objetivo principal da Intel era ter um pequeno, não poderoso, porém barato dispositivo para entrar no mercado.

Nessa época os computadores de mesa e notebooks estavam no topo das vendas. No entanto, o alto preço desses dispositivos em comparação com os netbooks fez com que as vendas do novo modelo alavancassem.

Além disso, modelos convencionais de notebooks da época pesavam mais de 2 kg, o que tornava o deslocamento desconfortável. Já a bateria tinha autonomia baixa se comparada ao dos netbooks, que contavam com processadores de baixo consumo.

Os netbooks alcançaram metas extraordinárias em seus primeiros anos, chegando a vender 40 milhões de unidades logo no início e ameaçou a categoria desktops.

Com o passar dos anos, novas tecnologias foram surgindo, como a criação de um novo dispositivo portátil, o ultrabook. Esses modelos contam com hardware igual ou superior ao de um notebook, porém com peso totalmente reduzido. Em geral, os ultrabooks não contam com dispositivo de mídia CD e contêm processadores de baixo consumo, que produzem eficiência semelhante aos de desktops. Dessa forma, a compra de um netbook não tinha grandes vantagens, exceto pelo preço.





Com a chegada dos smartphones e tablets, as vendas de netbooks sofreram grande queda. Afinal, era possível ter todos os benefícios que o netbook proporcionava em apenas um dispositivo, simples, compacto e leve. Foi nessa época, que a grande parte dos adeptos ao dispositivo migrou para outras plataformas, como por exemplo, o iPad.

Além disso, com lançamento do Windows 8 no final de 2013, os netbooks deixaram de ter suporte ao sistema operacional da Microsoft, pois o mesmo exigia resolução igual ou superior a 1024 x 768.  Por essa razão, alguns usuários mudaram para outros sistemas operacionais, como Linux. Ou ainda, efetuaram a troca desses portáteis por novos dispositivos.

Infelizmente, a decisão da empresa americana contribuiu de forma negativa para a comercialização do produto a nível mundial. No entanto, após a última atualização do Windows 10 é possível realizar o upgrade em qualquer dispositivo móvel que possua resolução mínima de 800×600.

Atualmente, a grande maioria dos netbooks encontrados no mercado contam com sistema operacional Android, capaz de realizar as mesmas tarefas que smartphones e tablets de forma aprimorada. A alternativa ainda é válida, principalmente para países em desenvolvimento e em fase de inclusão social. Além disso, opções sofisticadas como o Chromebook estão à venda no mercado.

Por Wendel George Peripato

Netbook



2 comentários em “Informações sobre a extinção dos Netbooks

  • Sabem se há previsão de lançamentos no Brasil? Para quem precisa de mobilidade e boa digitação (como anotar aulas, por exemplo), os tablets não chegam nem perto de substituir os netbooks. O mesmo ocorre com quem estuda por computador. Queria algo leve, de boa bateria e suficiente para rodar videos, internet e word somente, mas o unico produto que consegue isso no Brasil é o macbook air, que possui preco elevado.

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *