Google pretende lançar sua própria rede sem fio de telefonia



  

O maior buscador da internet quer ampliar o seu poder de atuação. O Google quer lançar em pouco tempo a sua própria rede sem fio de telefonia. O projeto vem sendo avaliado pelos altos executivos da empresa e pode virar realidade nas áreas que já possuem possibilidade para o serviço. Os locais provavelmente serão onde já existe o Google Fiber, recurso que leva TV a cabo e internet de alta velocidade nos Estados Unidos.

O Google faria um trabalho funcionar como uma operadora virtual e também ser um dispositivo que esteja fisicamente nas residências e locais de trabalho das pessoas. O buscador deseja se transformar em uma MVNO, que aluga a estrutura de outras empresas e proporciona pacotes próprios de internet, TV a cabo e telefone, do mesmo formato de funcionamento da NET aqui no Brasil.

Uma empresa que possui uma rede de fibra ótica, a The Verge, que atua nas regiões do Kansas, Provo e Missouri, já demonstrou seu interesse em viabilizar e expandir o projeto. A empresa entrou em contato com as redes americanas que podem oferecer o serviço e deve, em breve, atender as áreas do Texas, Atlanta, Austin, Portland, Georgia, San Jose, Oregon, Califórnia e outras seis regiões metropolitanas. A empresa vai oferecer o serviço com a própria rede de fibra, usando ponto de acesso de conexão Wi-Fi. Nos locais em que a estrutura sem fio não chegar, a companhia vai contar com o apoio das operadoras.

A ideia vai proporcionar melhorias e mais opções para os usuários americanos, contudo a entrada neste mercado tem concorrentes fortes. A AT&T já iniciou a instalação de sua própria rede de fibra ótica super rápida para rivalizar com o Google. A entrada do gigante da internet já causa preocupação e mexendo com as empresas Verizon e AT&T.





No começo do ano, o Google já tinha deixado uma mensagem que pode ser o próximo operador wireless. Alguns rumores diziam que a marca estaria desenvolvendo um aplicativo para o sistema Android capaz de acabar com cadastros e logins para conexão em hotspots gratuitos e públicos. Agora é esperar para ver. 

Por Carolina Miranda

Google

Foto: Divulgação



1 comentário em “Google pretende lançar sua própria rede sem fio de telefonia

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *