Fim do Ubuntu One – Serviço de Armazenamento na Nuvem será Encerrado



  

A Computação em Nuvem é uma aposta de diversas empresas ao longo dos anos. Com a disseminação de aparelhos mobiles como tablets e smartphones, os serviços na nuvem se tornaram algo obrigatório e bastante interessante. A Microsoft tem o Onedrive, a Google o Drive e o Megaupload tem o Mega. Todos de qualidade e que oferecem desde espaços mínimos de graça a planos não tão exorbitantes assim.

A Canonical, empresa por trás do Ubuntu, tentou emplacar também seu serviço na Nuvem. Chamado de Ubuntu One, ele vinha integrado no sistema de código livre mas tinha aplicativos para aparelhos mobile e também para sistemas operacionais de mesa. O usuário pagava seu plano normalmente, mas quem não precisava de tanto espaço tinha um limite totalmente gratuito, assim como a concorrência oferece. Mas com a concorrência cada vez mais investindo em publicidade e disseminando seus serviços, a Canonical ficou esquecida nesse meio todo.

Sendo assim, a empresa anunciou na última semana que encerrará seus serviços no dia 1 de Junho. A justificativa dada pela Canonical aos usuários e fãs do serviço foi o alto custo de manutenção, o que no fim devia acabar em prejuízo. Mas quem pagou o serviço não precisa ficar apreensivo, pois o dinheiro será reembolsado. Quem tem seus arquivos salvos por lá, terá ainda dois meses depois do encerramento do serviço para salvar o que precisa da sua conta. Após os dois meses, o serviço será encerrado definitivamente, sem volta.





A Canonical ainda avisou que pretende investir no sistema operacional Ubuntu. Para quem não sabe, logo logo no mercado sairá aparelhos com o sistema mobile do mesmo. A próxima versão, a 14.04 LTS, já não terá mais suporte ao serviço. Aos fãs, resta procurar outro serviço de armazenamento.

Por Leandro de Souza



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *