AMD x Intel – Qual o Melhor Processador para o Computador



  

Escolher um computador é uma tarefa delicada, que deve ser analisada com paciência pelo consumidor. O item mais importante do equipamento, o processador, é o que deve ganhar mais atenção na hora da compra. E qual escolher: AMD ou Intel?

No quesito desempenho, muitos processadores foram testados e os 30 primeiros lugares são da Intel. Já entre os modelos mais econômicos, a briga é bem competitiva, mas no final, ganha a AMD. Os produtos da AMD, segundo o teste, são fabricados para o público mais básico e os da Intel são mais avançados.

A campeã em desempenho fica para a linha de processadores Xeon, da Intel. Ela possui uma performance até 35% maior do que os outros testados. Outra pesquisa feita nos processadores identificou que as placas gráficas ATI Radeon, da AMD, normalmente são melhores que todas as onboard da Intel, que possuem níveis iguais. A próxima vantagem da AMD fica no preço. Os processadores da empresa normalmente são bem mais baratos do que os equivalentes da Intel.

As duas companhias também já divulgam algumas estratégias para este ano de 2014. A AMD quer manter esse foco de vender bons processadores por um menor preço. Ela quer atender os clientes mais econômicos e intermediários, para isso a companhia deu detalhes da produção da Mantle, sua nova API gráfica que promete sustentar o objetivo da AMD.





A Intel, porém, tem o intuito de investir ainda mais em alta tecnologia e inovar no mundo dos processadores. Ela está fabricando uma nova série de processadores 64-bit e também seu primeiro chip octa-core com suporte a memória DDR4. Além do desenvolvimento de processadores para dispositivos portáteis.

O atendimento das necessidades dos clientes são pontos diferentes da Intel e da AMD. A Intel pretende atender consumidores que necessitam de usos avançados, como tarefas pesadas que pedem hardwares muito potentes. O usuário que usa o computador apenas para navegar na web, checar e-mails, usar o Pacote Office e jogar um game ou outro, consegue ter satisfação com a marca AMD.

Por Carolina Miranda



Compartilhar:

1 comentário em “AMD x Intel – Qual o Melhor Processador para o Computador

  • Prezada Carolina, você baseou este artigo nos resultados de um teste de desempenho (“benchmark”) desenvolvido por um parceiro Intel, o que naturalmente afasta qualquer hipótese de isonomia. Verifique o rodapé em http://www.passmark.com/about/index.htm. Tanto AMD quanto Intel possuem linhas de processadores capazes de atender a qualquer público, pois a performance x86 (CPU) é muito próxima e não é o gargalo de um computador. Os gargalos são I/O (armazenamento – HDD/SSD), onde ambos são iguais, e gráficos (GPU). Conforme você observou, neste último a AMD está muito à frente da Intel, permitindo o uso de aplicações gráficas e jogos de última geração apenas por meio da GPU integrada na APU. Sugiro que remova esta matéria, sob pena de desqualificar o nível técnico de seu site afastar o público de tecnologia. Permaneço à disposição em caso de dúvidas.

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *