Novo vírus de computador que se espalha como gripe



  

Para quem não deseja ser pego de surpresa com as "novidades" maliciosas que surgem todo dia no web, saiba como nesse artigo. Foi criado por pesquisadores da Universidade de Liverpool um novo vírus de computador que possui um comportamento semelhante ao vírus da gripe, ou seja, ele é espalhado pelo ar, sem ao menos depender de um computador para se propagar. Denominado “Chameleon”, o vírus utiliza as redes Wi-Fi para alcançar as suas vítimas.

O vírus fica no ponto de acesso ao invés de infectar o computador, recolhendo informações de qualquer pessoa que passar pelo ponto. Ele é suficientemente inteligente para ignorar sistemas mais bem protegidos, ou seja, sempre que topa com informações criptografadas, o vírus não se ocupa em descobri-las, passando para um próximo alvo.

O professor de segurança de rede da Universidade de Liverpool, Alan Marshall, explicou que o malware não afeta a forma como os dispositivos se comportam, ele só coleta e envia as informações contidas neles. Ele então usa as máquinas para chegar a outras redes Wi-Fi e continuar se proliferando.

Da mesma forma que uma gripe, o vírus atua mais rapidamente em regiões mais populosas onde, consequentemente, existe uma maior quantidade de redes onde o vírus pode afetar.





Pelo fato do Chameleon ficar alojado no ponto de acesso ao invés de ficar no computador, smartphone ou tablet, as soluções convencionais de segurança não são capazes de combatê-lo. Mas ninguém precisa se desesperar com medo de uma possível infecção e pela falta de armas para poder se proteger; atualmente o vírus só existe em laboratório onde os pesquisadores já vem estudando e trabalhando para criarem uma “vacina” para o vírus.

Nossa vontade é que este vírus permaneça em laboratório e não caia em mãos erradas, que não seja criado nenhum outro malware semelhante a este ou que, caso isso ocorra, a criação da vacina já tenha sido concluída.

Por Jaime Pargan



Compartilhar:

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *