Novo golpe no Facebook



  

Para muitos, não é nenhuma surpresa que extensões que prometem deixar seu Facebook colorido são vírus que irão espalhar malware e spams pela sua rede social. Porém, agora existe uma nova variação destas extensões que ainda é novidade para muitos, a promessa de deixar o seu feed de notícias com temas musicais. Esta promessa pode ser novidade, mas surge com o mesmo propósito das antigas extensões, dominar perfis e espalhar vírus através deles.

Nomeada de “Facebook Music ThemeScam”, a ameaça apontada pela equipe do Avast, promete mudar a cara da sua rede social incluindo uma música de fundo. Entretanto, HonkaZika, um dos especialistas da empresa, investigou e percebeu que foram curtidas automaticamente 32 fotos, pessoas, grupos, etc.

Ele até divulgou um screenshot das atividades suspeitas que o Facebook passou a realizar após a instalação da extensão. As curtidas até parecem inofensivas, mas são um problema muito mais amplo do Facebook como um todo.

Em uma tela com uma foto comum de uma pessoa, foi possível observar que a mesma estava com 37 mil curtidas. Uma boa parte delas, provavelmente a maioria, é referente à auto curtidas de outras pessoas que também foram infectadas com o vírus.





O pesquisador também conseguiu encontrar um segundo script em execução, que continuava adicionando auto curtidas, fazendo com que algumas páginas acumulassem mais de 1 milhão de curtidas. O objetivo destas páginas é serem infladas para serem comercializadas com mercados obscuros, possibilitando a golpistas anunciarem produtos e serviços de qualidade duvidosa que espalham mais outras ameaças.

No entanto, Zika afirmou que não foi encontrado nenhum código capaz de danificar o seu computador. Apenas foram encontradas ações como os scripts para distribuir likes automaticamente, a mudança de tema do Facebook e a execução de um arquivo mp3.

Aos facebookianos, aconselhamos mais atenção nos momentos de lazer usando a rede social, afinal ninguém que viver uma surpresa desagradável.

Por Jaime Pargan



Compartilhar:

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *