Prevenindo o super aquecimento dos notebooks



  

A era dos notebooks sem dúvidas nos trouxe muita praticidade no dia a dia, mas, infelizmente, também nos trouxe algumas preocupações em relação ao superaquecimento das máquinas. Mas, o que de fato leva os nossos "companheiros" a ficarem bem quentes quando mais precisamos?

Por precaução, muitos acabam desligando as máquinas no momento em que mais precisam. Quando utilizado de forma intensa, o disco rígido (HD), o processador e a placa de vídeo são obrigados a funcionar com alta precisão. Se o usuário tem a prática de jogos, ou precisa abrir vários programas de uma vez só, eles vão contribuir muito para aquecer a CPU, pois a máquina entende que está trabalhando mais do que deveria.

Isso é completamente normal! O que muitos também não sabem é que a temperatura do ambiente também pode contribuir – e muito – para o sobreaquecimento, e essa questão também vale para um Ultrabook, por exemplo, ou qualquer outro aparelho eletrônico.

A marca e o modelo do notebook podem fazer a diferença no assunto, mas isso não significa que seja um fator determinante. Observe se o modelo possui uma forma que permita uma ventilação mais adequada e caso não encontre, não custa contatar o fabricante e abordar o assunto.

Cuidado para não obstruir uma ventilação existente, ou melhor dizendo, nunca use seu notebook em uma superfície deformável, como na cama ou sob cobertas. Estes locais vão obstruir a passagem de ar e acabam permitindo que a poeira entre na área de ventilação.





Na hora de escolher um modelo de notebook, fique atento às suas configurações de fábrica e escolha aquele que realmente irá suprir com todas as  tarefas, dessa maneira, suas expectativas e a durabilidade da máquina não estarão à prova.

Para finalizar, é sempre recomendável baixar um software de monitoramento para que possam ser tomadas as providências mais cabíveis e de acordo para o seu caso.

Por Luciana Ávila

Foto: divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *