Apple registra patente de Novo Trackpad para Macbook



  

A nova patente da Apple promete transformar o trackpad dos Macbooks em algo inovador. A companhia registrou a patente em um escritório nos Estados Unidos e em breve poderá sair do papel e ser estudada detalhadamente. A patente irá substituir os cliques por novos sensores de força, que podem ser utilizados tanto para clicar como para arrastar e segurar.

O documento foi feito ainda no ano de 2009, por oito inventores que trabalharam juntos. A tecnologia inventada incorpora ao trackpad quatro sensores, um em cada canto. Estes irão detectar a força que o usuário fez sobre eles. Com esse mecanismo, não há necessidade de utilizar botões mesmo quando for necessário. Segundo os desenhos do projeto, haverá uma grande mudança no controle do mouse no Macbook.

Estes sensores possuem a capacidade de calcular melhor o que o usuário pretende fazer, somente pelo modo de como ele passa seu dedo em cima do trackpad. Desse modo, ações de soltar e arrastar serão facilitadas. Com os quatro sensores que serão incorporados, o nível de sensibilidade aumenta, possibilitando o usuário controlar o mouse com maior precisão. O trackpad irá emitir alertas vibratórios, como por exemplo, avisar o usuário quando uma mensagem for recebida.

A ideia da empresa é facilitar a usabilidade do trackpad. Este irá economizar espaço no interior do aparelho, deixando os Macbooks ainda mais finos. Ao tocar nele, os sensores dariam uma resposta com uma vibração. Ele ainda permite que o usuário controle a sensibilidade dos sensores, dando funções específicas aos toques mais leves e mais fortes. O controle da barra de rolagem, função complicada de realizar segundo usuários, será bastante facilitada.





A tecnologia não ficará restrita somente nos Macbooks, mas também poderá ser incorporada nas telas dos iPads e iPhones. Mesmo com a patente já registrada no escritório, não há previsão de quando a nova tecnologia será implantada nos produtos da Apple.

Por Danilo Gonçalves



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *