Aumento da Internet Banda Larga no Brasil – Agosto de 2013



  

Segundo a Associação Brasileira de Telecomunicações, o número de acessos de banda larga no Brasil cresceu consideravelmente e já chegou à marca de 114 milhões em agosto desse ano, com um índice de 41% a mais de crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior.

Os acessos via 3G e 4G alcançaram um total de 92,2 milhões também em agosto, com quase 50% de crescimento também em relação a agosto de 2012.

Ainda segundo a associação, 78,2 milhões de acessos partem de dispositivos móveis (incluindo celulares e smartphones) e 15 milhões são de terminais de acesso (como modems de operadoras e chips de conexão máquina-máquina).

A grande responsável pela melhora desses números foi a expansão das redes de 3G e a criação das redes 4G, que é uma tecnologia relativamente recente. Essa tecnologia permite uma velocidade de conexão até 10 vezes mais rápida que o 3G convencional e já conta com 380 mil acessos. Segundo o informe, a tecnologia já atinge cerca de 59 cidades, número bem maior que a exigência prevista nos editais de liberação.





Embora os resultados sejam promissores, ainda há um caminho muito longo para o país se igualar a outros países da Europa e EUA. A banda larga brasileira é uma das piores do mundo e até países como África e Índia possuem índices melhores relacionados tanto à qualidade quanto à velocidade.

Ebenézer Carvalho



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *