Criptografia – Como proteger os arquivos no computador, Dicas



  

Criptografar nada mais é do que decodificar suas informações no seu computador – seja arquivos, seja dados transmitido pela internet – é mais uma segurança para quem não quer ficar à mercê da navegação livre, sem proteção de dados entre a rede e o PC pessoal. Será que é necessário mesmo investir neste tipo de estratégia para proteger a sua máquina?

Como sabemos (ou já devíamos saber), os Estados Unidos é um vilão em se tratando de espionagem. Sem criptografia, hackers também causa estragos em informações de usuários que não estão protegidos. E justamente a criptografia é o método de nos protegermos dessa invasão de privacidade.

Por que apenas navegar “anonimamente” na internet. Navergar através de navegadores não é o suficiente? Resposta: porque eles não protegem as informações que estão sendo trafegadas na web. Segundo um artigo do site Olhar Digital, essa tecnologia “exige uma chave secreta para permitir o acesso à determinada informação; o objetivo é que apenas o destinatário certo e com a chave específica possa ter acesso àquela informação”.

Com certeza que esse tipo de proteção dificulta a ação dos maus intencionados na internet, não é garantia 100%. Exemplo disso são os sites que apresentam no seu endereço as siglas “https” (sem criptografia, o site inicia-se com “http”, sem o “s”).





Isso não é muito divulgado, pois exigiria dos sites um trabalho a mais para fornecer esse tipo de segurança, sem falar que esses mesmos sites (por exemplo, as lojas virtuais) estão interessados em capturar algumas informações dos usuários na rede.

A criptografia é uma grande aliada contra os crimes na internet. Mas sozinha, ela não garante a segurança do computador. É necessário investir em antivírus e firewall, para que a “suíte” possa te dar mais tranqüilidade na hora de navegar pela web.

Por Reginaldo Soares



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *