Tinhae 2 – Novo Computador Mais Potente do Mundo



  

Os chineses nos últimos tempos tem se destacado bastante no campo da tecnologia e resolveram provar isso de uma forma que impõe respeito em qualquer um: Criaram o supercomputador mais rápido do mundo! O nome do “monstro” é Tinhae 2 e foi desenvolvido pela Universidade Nacional de Tecnologia e Defesa. E como é de se esperar, nesse tipo de máquina os números são astronômicos.

São ao todo 16 mil nodes, que são constituídos de dois Intel Xeon Ivy Bridge e três Xeon Phi cada. O resultado disso tudo é nada mais nada menos que 3.120 milhões de núcleos de processamento.

Esse megacomputador atinge 33,86 petaflop/s. Só para comparar, o Tinhae 2 tem poder suficiente para realizar 33 milhões de cálculos por segundo. Isso praticamente representa o dobro do Titan, que agora foi rebaixado para segundo colocado.





O Tinhae 2 causou certa surpresa com seu surgimento inesperado. A previsão é de que a conclusão do projeto só aconteça no ano de 2015. Outra coisa interessante em relação aos números apresentados pelo computador é que os já incríveis 33 petaflop/s ainda podem ser superados, já que em teoria o computador teria capacidade para alcançar 54,9 petaflop/s.

Por Denisson Soares



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *