Mitos da Tecnologia – Conheça os mais comuns e suas explicações



  

Muitas pessoas ainda têm diversas dúvidas sobre os mitos das tecnologias. Veja três dos questionamentos mais comuns, e suas explicações:

Celular causa câncer?

Durante algum tempo, pesquisadores acreditavam que as ondas eletromagnéticas dos celulares seriam capazes de causar câncer, mas nunca, nenhum estudo conseguiu comprovar essa teoria. O nível de exposição às ondas certamente varia de usuário para usuário, e é preciso fazer estudos e pesquisas constantemente, já que a tecnologia se encontra em franca expansão. É possível que os celulares causem câncer, da mesma forma que é possível que beber água cause câncer, mas não há nada que comprove a relação entre ambos os casos.

O sinal do Wi-Fi muda, dependendo do cômodo da casa?





A rede transmitida pelo roteador utiliza ondas de rádio, semelhantes às do celular, e pode sofrer interferências externas. Seja de um celular, das paredes internas, aparelhos bluetooth, telefones sem fio, ou de um micro-ondas. Mas mesmo que não haja nenhum desses itens por perto, o sinal do roteador costuma oscilar naturalmente, é uma característica própria da transmissão, que independe desses fatores externos.

Existe "bateria viciada"?

Nas baterias mais antigas, era possível que a bateria, ao ficar conectada permanentemente na tomada, deixasse de carregar, ficando inutilizada. Mas os modelos mais modernos, feitos com íons de lírio, são otimizados e não passam mais por isso. Notebooks (ou outros gadgets) lançados atualmente, costumam vir com um sistema de reconhecimento de bateria, que detecta quando a mesma está plenamente carregada, e interrompe o carregamento. Esperar a bateria descarregar completamente para poder carregar de novo é coisa do tempo da vovó, agora você não precisa mais disso.

Por Matheus Camargo



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *