Windows 8 – Nova interface suportará telas touchscreen



  

Como todos sabem, a nova interface Metro do Windows 8 foi projetada para suportar telas touchscreen, o que pode desencadear em uma nova onda no mercado: notebooks com telas sensíveis ao toque. Para que tal funcionalidade seja aplicada, muito provavelmente os fabricantes abandonarão o formato tradicional de concha para adotar designs inovadores e incomuns.

Mesmo que não haja problema em simplesmente adotar a tela touchscreen nos notebooks tradicionais, o problema maior acontece no caso dos ultrabooks superfinos. Isso porque ao interagir com a tela o usuário pode acabar empurrando o aparelho todo para trás, dificultando o seu uso.

Já existem algum aparelhos com design inovador no mercado, que poderiam ser utilizados com Windows 8 sem nenhum problema. Um deles é o Fujitsu Lifebook T580, um tablet PC conversível, ou seja, cuja tela pode girar 180 graus. Essa classe de aparelhos, caso utilizado com Windows 8, seria muito mais fina e leve, além de muito mais barata que os modelos atuais.





Outro tipo é o Lenovo IdeaPad Yoga, anunciado na CES 2012 em janeiro e que só chegará ao mercado na metade deste ano. Trata-se de um ultrabook com 1.7 cm de espessura, cuja tela pode ser dobrada em 360 graus. Essa forma dobrável é capaz de ficar como se fosse uma tenda, o que facilitaria, e muito, a interatividade touch.

Há diversos outros tipos de aparelhos facilmente adaptáveis, como o Samsung Series 7 Tablet,  o ASUS Eee Pad Transformer, o Samsung TX100 e o  Lenovo ThinkPad Tablet. Portanto, é fácil perceber que o Windows 8 certamente revolucionará o mercado até mesmo no formato dos notebooks e ultrabooks.

Por Guilherme Marcon



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *