HD-PLC – Nova Tecnologia promete Acessar a Internet e Compartilhar Conteúdo pela Rede Elétrica



  

Já pensou em acessar a internet ou compartilhar automaticamente conteúdo entre seus aparelhos via rede elétrica?

Existe uma tecnologia chamada HD-PLC (certificada pelo grupo DLNA) que nos trará, no futuro, a transmissão de conteúdos digitais através de todos os dispositivos ligados à energia elétrica. Com a tecnologia, será possível compartilhar o conteúdo entre os aparelhos e também navegar na internet.

O grande trunfo do HD-PLC está na grande simplicidade de utilizar, já que a ideia para o futuro é de podermos ligar uma TV na tomada e ela automaticamente se conectar a um computador, Blu-Ray e até mesmo a um videogame com a tecnologia. Assim, será possível acessar o conteúdo digital presente nestes equipamentos sem precisar configurar nada, tudo em plug-and-play.





A tecnologia HD-PLC é vista como uma solução mais interessante até do que o Wi-Fi, já que além do compartilhamento de conteúdo, oferece grande alcance de internet e mais segurança, aproveitando-se da rede elétrica (que está presente em todo lugar).

Sendo assim, o HD-PLC une-se aos atuais padrões Wi-Fi e Ethernet no quesito interface de comunicação entre dispositivos, desde que sejam compatíveis com DLNA. Alguns exemplos de aparelhos compatíveis com a tecnologia são: TVs, computadores, videogames e até servidores de armazenamento de rede.

Ainda não foi confirmado quando essa tecnologia e os produtos compatíveis chegarão ao mercado. De acordo com a Panasonic, que faz parte deste projeto, a ideia é trabalhar junto como grupo DLNA e garantir que o padrão de rede funcione perfeitamente.

Por Guilherme Marcon



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *