Deutsche Telekom realizou transferência de dados em tempo recorde



  

Com mais de 400 Gbps (gigabytes por segundo), a Deutsche Telekom conseguiu transferir dados por um único canal através de uma rede de fibra ótica da própria empresa. Essa velocidade pode ser correspondente a enviar 77 músicas ao mesmo tempo em um segundo para qualquer pessoa no planeta.

O experimento foi feito entre empresas situadas em Berlim e Hanover, a uma distância total de 734 km. A velocidade da transmissão de dados foi muito superior ao recorde batido por pesquisadores dos Estados Unidos e do Canadá, que obtiveram 186 Gbps em uma transferência de dados.

Cada fibra ótica utilizada no experimento é mais fina que um cabelo humano, mas que tem a capacidade de carregar mais de 40 canais, com um potencial de enviar mais de 24 Tbps (terabytes por segundo), ou 3 mil CDs por segundo.





A velocidade só foi possível com o uso de um software que corrige bits com problemas, sem a necessidade de a informação ser reenviada. Isso prova que muitas correções podem ser feitas sem que seja necessária nenhuma substituição do hardware.

A empresa tem planos de disponibilizar a tecnologia para que internautas possam aproveitar uma internet mais rápida.

Por Raquel Torres C. Bressan

Fonte: BBC News



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *