Tobii lança primeiro notebook controlado pelos olhos



  

Em matéria de tecnologia computacional, quanto mais controles sem fios surgirem, melhor para o usuário. É certamente o que deve ter passado pela cabeça dos engenheiros da Tobii ao lançar o primeiro notebook controlado pelos olhos do mercado (“eye tracking system”). O protótipo foi divulgado dia 1º de março, durante o CeBIT, evento internacional sobre a indústria digital, que se realiza em Hannover até 05 de março, e é fruto de parceria entre essa empresa e a Lenovo.

O equipamento tem capacidade de fazer o rastreamento ocular do usuário a partir de câmeras especiais acopladas na região frontal e fazer com que, conforme o tipo de movimento, o usuário possa realizar tarefas básicas, como mover o cursor na tela ou até mesmo jogar.

O primeiro lote de aparelhos é pequeno, com apenas 20 unidades, a serem utilizadas para fins de demonstração.  Segundo o site da Tobii, permitir que um computador leia movimentos oculares é o mesmo que fazer com que o aparelho entenda o usuário, pois “basta olhar para um ícone ou um gadget para que mais informações sejam apresentadas”.





Acredita-se que exista um mercado forte para adquirir essa tecnologia, haja vista o quanto ela pode ajudar, por exemplo, na inclusão digital de pessoas com sérias deficiências de movimentos corporais.

Por outro lado, será que já podemos prever um futuro de extinção para o bom e velho mouse?

Por Alberto Vicente



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *